Famílias quilombolas em Bom Jesus da Lapa recebem documento para habitação rural

Publicada em 20/09/2014 às 07:04

bjl1

Assimp/EBDA

Agricultores familiares do território quilombola Juá Bandeira, em Bom Jesus da Lapa, receberam, nesta sexta-feira, 19, a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O documento permite o acesso a políticas públicas dos governos estadual e federal, a exemplo do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). No total, 88 famílias foram contempladas pela ação da gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada a secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), de Bom Jesus da Lapa.

O Juá Bandeira abrange três comunidades: Santa Rita, Campo Grande I e Campo Grande II, que, juntas, contam com aproximadamente 500 famílias. “O Juá Bandeira é um dos maiores quilombos da região e, hoje, a maioria dos moradores já acessaram o crédito habitação através do INCRA. As 88 famílias restantes, cadastradas pela EBDA, com certeza serão contempladas com o PNHR”, afirmou a gerente regional, Ivani Pereira Santos.

A agricultora quilombola Ana Maria Ferreira de Souza, 49 anos, moradora do Juá Bandeira disse estar ansiosa pela perspectiva da casa própria. “Estou feliz da vida em poder ter a minha casinha. Agora, sim, me sinto gente de verdade e realizada”, disse Ana, entre risos.

Segundo a gerente Ivani Santos, os beneficiários aguardavam o DAP’s  para acessarem o PNHR. Com o documento em mãos, os agricultores poderão, através de suas organizações, darem os devidos encaminhamentos. “Esta é uma política pública muito importante para os agricultores familiares, particularmente para os quilombolas, que carecem de incentivo”.

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br