Kátia Abreu destaca ações para melhorar infraestrutura da Bahia e do Matopiba
  • Compartilhe:

Ao participar nesta sexta-feira, 05, da Bahia Farm Show 2015 – Feira de Tecnologia Agrícola e Negócios, em Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) falou com os produtores rurais sobre o Plano Agrícola e Pecuário 2015/16,

ministra5

Ascom Mapa

Ao participar nesta sexta-feira, 05, da Bahia Farm Show 2015 – Feira de Tecnologia Agrícola e Negócios, em Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) falou com os produtores rurais sobre o Plano Agrícola e Pecuário 2015/16, lançado esta semana pelo governo federal, e sobre as ações de infraestrutura para apoiar a região.

Katia Abreu destacou o aumento do volume de recursos para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP), que contará com R$ 187,7 bilhões para investimento, custeio e comercialização na safra 2015/16. “Além desse aumento no limite de valores, o mais importante do PAP é que, mesmo diante do ajuste fiscal, o governo federal está preocupado em investir na agricultura, demostrando estar ao lado dos produtores.”

Durante a visita, a ministra conversou com os agricultores e pecuaristas sobre a implantação de uma Central de Abastecimento (Ceasa) em Luís Eduardo Magalhães. “A população e os produtores podem, sim, sonhar com uma Ceasa para a região. Temos observado aqui um grande cultivo de frutas, verduras e legumes. Queremos estimular a produção local.”

De acordo com Kátia Abreu, a Ceasa fortalecerá a atividade dos agricultores da região. “Os produtores precisam estar dentro do programa da classe média rural para ter capacitação e extensão rural, além de aumentar a renda e contar com um lugar adequado para vender seus produtos. A Ceasa, juntamente com o Barracão do Produtor, pode ser a solução para os produtores do Matopiba (região formada por partes da Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins) e de Luís Eduardo Magalhães”.

Escoamento

A ministra falou ainda sobre os investimentos em infraestrutura para a região, a fim de melhorar o escoamento da safra. “Estamos trabalhando para concluir a Ferrovia Integração Oeste Leste (Fiol), que vai de Luís Eduardo Magalhães até Ilhéus e já está 61% concluída. Pretendemos terminá-la até o final do ano que vem. A BR-020, de Luís Eduardo e Barreiras, passando pelo Piauí e chegando até o Ceará, terá cerca de 470 quilômetros asfaltados com recursos do PAC 3, garantidos pela presidenta Dilma Rousseff e ainda pretendemos investir na duplicação da estrada estadual que sai de Barreiras, seguindo por Dianópolis, no Tocantins, e chegando até a Ferrovia Norte-Sul, para levar a safra para Porto Nacional, que será uma opção para o oeste da Bahia”, disse Kátia Abreu.

Kátia Abreu também elogiou a Bahia Farm Show. “Achei a feira maravilhosa. Os organizadores, produtores e pesquisadores estão todos de parabéns. Uma grande feira como esta significa aumento da produtividade no Brasil. Um exemplo é a primeira soja desenvolvida para a região do Matopiba e apresentada aqui na Farm Show, que com certeza aumentará a produtividade da região”.

Jornal Nova Fronteira