Publicada em 24/09/2015 às 16:00
Por Luciane Souza
Empreendedores do Oeste da Bahia se reuniram nessa terça-feira, dia 22, para discutir o aprimoramento da gestão com vistas ao desenvolvimento e expansão dos negócios, na megapalestra “E agora Brasil? Gestão, produtividade, inovação e liderança”, do empresário e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Gil Giardelli. O evento aconteceu no Hotel Solar das Mangueiras, em Barreiras, como parte da Semana de Capacitação Empresarial, e reuniu 600 pessoas.
A megapalestra atualizou os empresários com informações sobre o cenário econômico nacional e internacional, bem como apontou oportunidades para pequenas empresas que têm como desafio o crescimento. Sobre as formas de enfrentarem períodos de crise econômica, Giardelli apontou os pilares para os empreendedores. “O Brasil está com a sua economia estagnada, a crise não é mundial, é local. Para um crescimento precisa haver equilíbrio econômico-financeiro e sócio ambiental, sem os dois aliados não há como dar certo. O empresário precisa conhecer o mercado o seu cliente e ter responsabilidade social”.
Tarso Ronaldo Rener foi um dos participantes da palestra. Ele atua no setor de camping há oito anos em Barreiras, com a empresa Comercial São Paulo, e conta que o evento foi motivador por discutir um tema que está em alta no mundo dos negócios, dentro de um contexto econômico que vivencia o país. “A palestra nos fez adquirir não só conhecimento, mas também ajudou em nossa rede de contatos, ampliando as possibilidades de gestão”, disse o empresário animado. Tarso foi o primeiro a aderir ao Movimento Compre do Pequeno Negócio no município.
“Estamos fomentando iniciativas dessa natureza para discutirmos com os empresários alternativas e estratégias para vencermos os desafios impostos pelo mercado”, declarou o gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso. Na oportunidade, ele fez o lançamento oficial do Movimento Compre do Pequeno em Barreiras.
Desde o dia 21, cinco cidades do Oeste da Bahia estão realizando clínicas tecnológicas com o intuito de capacitar os empresários para o Movimento.
Movimento Compre do Pequeno Negócio
A Semana de Capacitação Empresarial integra a programação do Movimento Compre do Pequeno Negócio, lançado em agosto pelo Sebrae Nacional e que pretende gerar a conscientização da sociedade em torno do consumo de produtos e serviços de micro e pequenas empresas, para fortalecer a economia brasileira.
A ideia é que, durante o evento, os donos de pequenos negócios se preparem para receber os clientes no dia 5 de outubro, o Dia da Micro e Pequena Empresa, que marca a data oficial do movimento.
Na ocasião, os consumidores serão convocados a comprar dos pequenos negócios, para apoiar e fortalecer o segmento, que representa mais de 95% do total de empresas brasileiras. As micro e pequenas empresas também respondem por 27% do PIB no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas.
Outras informações estão disponíveis no site oficial do movimento.
Sinceramente amo o empreender, criar empregos, gerar renda gerir pessoas, novos desafios crise ufa!, agora o SEBRAE querer bancar uma campanha publicitária compre do pequeno, na minha opinião invalida todo o trabalho de consultoria, caríssima por sinal, oferecido por eles, ou seja torna-os incompetentes pois sinalizam com uma campanha restritiva de mercado