Publicada em 03/12/2014 às 07:15
Agência Sebrae de Notícias Bahia
Em 2001, ano da emancipação da cidade de Luís Eduardo Magalhães, começa a história dos empresários Marinez Aparecida Gomes Alves e seu esposo Donizete Alves com o Comércio de Varejo e Utilidades Strada. Colaboradores de empresas de outros segmentos, o casal decidiu sair da terra natal, no Tocantins, levando apenas na bagagem a esperança de uma vida melhor e a coragem de ir para uma terra até então desconhecida.
O negócio deu certo, quando os empresários, com o apoio do Sebrae, participaram do curso Brasil Empreendedor. Com uma ideia na cabeça e a orientação necessária, eles resolveram montar uma pequena loja em um posto de combustível do município, oferecendo artigos para caminhoneiro – desde chave de fenda, TV para o caminhão, roupas e acessórios – e lembranças da Bahia.
Apesar do início ser muito difícil, a persistência e os investimentos certos tornaram o negócio viável. Além, claro, do apoio oferecido pelo Sebrae. “Aprendemos a cuidar da parte financeira da empresa e administrar usando a cabeça, não os braços e pernas, como fazíamos no começo”, relembra Marinez.
Atualmente, eles têm quatro lojas, sendo a mais nova inaugurada este ano e contam com quatro colaboradores. De acordo com ela, o programa Negócio a Negócio auxiliou no crescimento da empresa.
“A empresa pôde informatizar seu negócio por meio do caderno de ferramentas, além de melhorar a organização das mercadorias por seções e preços mais visíveis”, destaca a agente de Orientação Empresarial do Programa Negócio a Negócio, Eliana Fernandes Freitas, que acompanhou o empreendimento. Os empresários acreditam que a capacitação tem sido o alicerce da empresa, por isso já participaram de cursos de vendas, gestão de finanças e o mais recente curso de vitrine.
O objetivo é que em 2015 a empresa cresça ainda mais, para isso, pretendem continuar investindo na capacitação dos colaboradores e gestores e consequentemente no estoque da empresa, buscando mercadorias que interessam o consumidor.
O gerente regional do Sebrae na região, Emerson Cardoso, afirma que o grande diferencial do Negócio a Negócio é o atendimento proativo e descentralizado. “Dessa forma, utilizamos e disponibilizamos ferramentas gerenciais e cursos para atender as demandas dos nossos empresários”.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas na sede do Sebrae em Barreiras, que fica na Av. Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, ou através do telefone (77) 3611.3013 (Sebrae Unidade Barreiras).
0 Comentários