Todos nós necessitamos, de tempos em tempos, de um período de silêncio. Muitos para se recolherem decidem passear, outros fazem algum retiro, outros reservam para si um dia durante o qual se aprofundam, se concentram espiritualmente, sem precisar atender as exigências do dia a dia.
Preocupação e despreocupação. O filósofo Martin Heidegger diz que o homem é essencialmente um ser que se preocupa.
Você já se fez essa pergunta: quem realmente eu sou? Tem uma expressão em grego que diz “ego eimi autos” que significa, sou eu mesmo. Para a filosofia, autos é o santuário interno do ser humano, o verdadeiro eu, que ninguém pode lesar. É a imagem genuína que Deus fez de si em cada pessoa.
Na vida, muitas vezes, fomos carregados pela disciplina, rígida e exigente. Percebemos, em nosso tempo, que muitas situações e concepções de vida desprezam a disciplina. Pensamos conseguir as coisas sem disciplina. Um ditado dos monges diz: “quem luta sem método, luta em vão”. Há que ter métodos claros para conseguir aprender e crescer.
Quando estamos agitados, uma caminhada pode nos ajudar muito a nos distanciarmos das ocorrências cotidianas que oprimem. Quando caminho não penso nos problemas e é bom que seja assim.
* Fabio Claudio Tropea Em “As cidades invisíveis”, do escritor Ítalo Calvino, o famoso viajante Marco Polo descreve para Kublai Khan as incontáveis e fantasiosas cidades do imenso império do conquistador mongol. As cidades descritas pela fantasia do autor se desenvolvem em todas as direções, articulando formas e volumes surpreendentes, de maneira planejada ou absolutamente […]
Padre Ezequiel contato@padreezequiel.com.br O ser humano é frágil. Quando nos deixamos dominar pela fragilidade e a fraqueza, qualquer doença nos deixa impossibilitados de trabalhar e de prosseguir a vida. E, diante dessa fragilidade, onde está mesmo o nosso valor? Poderíamos dizer que quando nada mais posso produzir, torna-se claro, que também nos dias de saúde […]
Nós somos seres de relacionamento. No relacionamento nós nos construímos. Eu preciso estar em mim, significa eu preciso ser inteiro e ao mesmo tempo preciso ajudar os outros, acudir os outros, caminhar com eles, então nesse encontro nós nos construímos como pessoa, como seres humanos.
Batizada de Afrezza®, é comercializada em pó, em cartuchos com três tipos de dosagem. A utilização será feita pelo paciente com diabetes por meio de um inalador – nele, é encaixado um cartucho para que o pó seja aspirado pela boca A substância é levada ao pulmão e absorvida pela corrente sanguínea, para reduzir os níveis de glicemia.
As pequenas coisas normalmente são as grandes coisas que nos fazem bem. Somos mais afetados pelas coisas que estão próximas de nós. Somos afetados pelas atitudes, pelas gentilezas, pelas palavras, pelas pessoas…