A Oração desperta palavras de paz e luz
  • Compartilhe:

O que a oração pode me ajudar? Ela me ajuda em alguma coisa? Ou não faz diferença? Como você compreende isso? Quando nós falamos de oração, nós estamos falando de ligação com Deus. Nós nos dirigimos a Deus na oração.

Padre Ezequiel Dal Pozzo
contato@padreezequiel.com.br

O que a oração pode me ajudar? Ela me ajuda em alguma coisa? Ou não faz diferença? Como você compreende isso? Quando nós falamos de oração, nós estamos falando de ligação com Deus. Nós nos dirigimos a Deus na oração. Nós lhe dizemos o que nos incomoda e também o que nos move. Naturalmente, não vamos assentir a Deus como um interlocutor ao vivo, como outra pessoa que nos dá uma resposta direta e audível. Mas só a ideia de estarmos diante de Deus e a Ele nos abrirmos, já nos faz bem, faz bem ao nosso coração. A oração pode ser uma fala. Falamos a Deus na oração. Dizemos um ao outro o que nos move, o que nos desanima, o que nos motiva. Nós estamos sempre referidos a um tu, mesmo que este tu nos seja muitas vezes subtraído. Mas oração não significa apenas falar, pode significar também calar, simplesmente diante de Deus. Sento-me calado diante de Deus e lhe apresento as ideias que surgem em minha mente. Isto não se deve entender como uma espécie de autoanálise. É um encontro consigo mesmo na presença de Deus. Eu escuto na oração para dentro do silêncio, para ouvir o que Deus me responde.

A questão é: como Deus responde? Certo é, Ele não responde como uma pessoa, com palavras claras. Acontece, porém, com relativa frequência que, após termos derramado diante dele o nosso coração, na oração, surge em nós uma ideia, um sentimento, e a pergunta que se faz é esta: de onde vem essa ideia? Naturalmente ela partiu de nossa mente. A psicologia diria que provém do inconsciente. Mas como surge exatamente essa ideia, também a psicologia não sabe explicar.

Assim podemos perfeitamente crer que a ideia vem de Deus. Mas só procedem de Deus as ideias que alargam o nosso coração, que enchem de amor e de paz. As ideias boas, que nos motivam, que nos apontam o caminho. Essas vêm de Deus. Ideias que nos amesquinham, que nos metem medo, que nos estressam, provavelmente vêm de nosso ego e não de Deus. Por isso, caro leitor, diante da oração, diante do silêncio, fala com Deus, escutemos essas ideias boas que vêm abrir a nossa mente, o nosso coração e nos dar novo entusiasmo.

 

 

Jornal Nova Fronteira