Aiba prepara programação para comemorar o Dia Mundial da Água
  • Compartilhe:

A partir das 08h30, no auditório da Aiba/Abapa, será realizada a cerimônia oficial de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que dará início à parceria entre os municípios e a entidade agrícola

Ascom Aiba

Para homenagear o Dia Mundial da Água, comemorado oficialmente em 22 de março, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Programa de Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), realizará uma programação especial, nesta terça-feira, que marcará o lançamento do programa Nascentes do Oeste.

“Esse programa tem uma forte capacidade de engajamento e de sensibilização por cuidar de um bem essencial para a vida, que é a água”, declarou o gerente de Sustentabilidade da Aiba, Eneas Porto. Ele afirma, ainda, que a iniciativa do produtor rural desperta a sociedade para o cuidado com o meio ambiente.

A partir das 08h30, no auditório da Aiba/Abapa, será realizada a cerimônia oficial de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que dará início à parceria entre os municípios e a entidade agrícola. E às 10 horas, será realizada uma ação ambiental, em frente à sede da Aiba, para distribuição de plantas nativas do Cerrado e brindes”.

O Programa Nascentes do Oeste, representa uma nova fase do Projeto de Identificação, Preservação e Recuperação de Nascentes na Região Oeste da Bahia. A iniciativa faz intervenções nas fontes hídricas, além de promover capacitação e educação ambiental das comunidades vizinhas para a preservação dos mananciais. Cercamento, abertura de aceiro, plantio de mudas nativas e a implantação do método caxambu estão entre as principais ações realizadas.

O vice-presidente da Aiba, Moisés Schmidt, considera o projeto abrangente, por apresentar significativos resultados nos aspectos social, econômico e ambiental. “Desde 2018 a Aiba e entidades parceiras, como a Abapa, têm realizado um grande trabalho em benefício das nossas nascentes. Preservar essas fontes, significa contribuir para a manutenção da vazão dos rios, que são vetores de geração de renda e lazer para produtores e a comunidade em geral”, disse.

Jornal Nova Fronteira