ABL comemora os 82 anos do imortal Luiz Gonzaga Pamplona
  • Compartilhe:

A Academia Barreirense de Letras, fundada em 21/05/2005, que está sob a presidência de Miriam Hermes, esteve reunida na residência de Jesuino Pamplona, filho do homenageado para comemorar o octogésimo segundo aniversário
Luiz Pamplona assina a Ata da Assembleia da ABL

Luiz Pamplona assina a Ata da Assembleia da ABL

 

 

Da redação JornalNF

A Academia Barreirense de Letras, fundada em 21/05/2005, que está sob a presidência de Miriam Hermes, esteve reunida na residência de Jesuino Pamplona, filho do homenageado para comemorar  os octogésimo segundo  aniversário  de decano e fundador da  academia Dr. Luiz Gonzaga Pamplona. A reunião, na falta da titular Miriam Hermes por motivo de enfermidade passageira desta, foi presidida pela vice-presidente Ignez Pitta de Almeida.

Estiveram presentes, além de numerosos amigos e familiares do homenageado, os membros da ABL, Ignez Pitta de Almeida, Durval Nunes, Claudio Wanderley de Carvalho, Solange Tavares da Cunha, Vinicius Azzolin Lena, Antonio Galdino e Vivaldo da Mota Filho. Nadir Xavier de Andrade justificou a ausência por motivo de viagem. O mesmo ocorreu com Lélia Rocha entre outros membros ausentes.

Foram momentos de rara emotividade e confraternização uma vez que Dr. Luiz Pamplona, primeiro por ter sido ele o mentor e fundador desta entidade que reúne escritores, poetas e literatos de Barreiras e em segundo, por se tratar de pessoa muito benquista pelas gentes barreirenses, onde por vários anos atuou como consagrado médico de famílias.

O grau da satisfação em homenageá-lo ficou patenteado nas manifestações, através de discursos, tanto da presidente ad-hoc Ignez Pitta, como dos demais membros presentes, que não pouparam encômios a esta figura de homem de letras, barreirense da grande estirpe dos Pamplonas, consagrado cidadão de bem e do bem, que em dedicado sua extensa vivência sempre na busca de melhores dias para seus concidadãos, desta terra que o viu nascer em 25 de agosto de 1933.

O imortal da ABL entre netas

O imortal da ABL entre netas

Os filhos presentes Leonora e Jesuíno também se manifestaram agradecendo a presença dos amigos e acadêmicos propondo um brinde, que culminou com o cântico tradicional, o corte do bolo e sopro de pulmões fortes – indicativo de longos anos de vida – do Dr. Luiz Gonzaga Pamplona.

 

 

Jornal Nova Fronteira