UESB vai participar, pela primeira vez, do Prêmio Abapa de Jornalismo
  • Compartilhe:

Ascom Abapa

Mais uma instituição de ensino superior da Bahia vai participar do Prêmio Abapa de Jornalismo 2022, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, de Vitória da Conquista. Na semana passada, representantes da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) estiveram presentes com professores e alunos da universidade para convidá-los a integrar a iniciativa, na categoria Jovem Talento, além de explicar as regras do concurso, aberto para profissionais e amadores.

Na UESB, a Abapa anunciou que a categoria, agora, estará aberta também aos alunos do quarto semestre do curso de Comunicação Social com habilitação em jornalismo. Anteriormente, apenas a partir do quinto semestre, era possível se inscrever. Para se candidatar à premiação, os alunos, obrigatoriamente, terão de assistir ao Ciclo de Palestras e acompanhar as visitas técnicas, promovidas pela associação, a unidades produtivas, de beneficiamento, dentre outras da cadeia produtiva do algodão, na região Oeste da Bahia. A categoria Jovem Talento terá premiação, no total, de R$36 mil. Em 2022, as vistas técnicas e o Ciclo de Palestra acontecem nos dias 25 e 26 de agosto, com saída da cidade de origem 24 de agosto.

“O curso de Jornalismo da UESB vê de forma muito positiva o Prêmio Abapa de Jornalismo, que permitirá aos alunos colocarem em prática o que aprendem em sala de aula e estender à comunidade este conhecimento. Esta iniciativa é um incentivo para conhecermos o setor da cotonicultura, como ele impacta a sociedade, e como tudo isso acontece aqui tão perto, na região Oeste, e sabemos tão pouco. Os alunos estão muito empolgados e certamente teremos uma grande participação”, afirma o coordenador do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da UESB, Danilo Duarte.

Segundo a coordenadora de Marketing da Abapa, Cristiane Barilli, que apresentou o Prêmio à UESB, a visita técnica e o Ciclo de Palestras são os momentos mais esperados por professores e alunos da categoria Jovem Talento. “É sempre muito esclarecedor e certamente uma experiência inédita e inesquecível para eles, diante da magnitude desta cadeia produtiva. Todas as despesas, de transporte, alimentação e hospedagem são arcadas pela Abapa. Estamos muito felizes por ter a UESB integrando esta expedição”, diz Barilli, ressaltando a grande receptividade encontrada na UESB.

Para edital e mais informações sobre o Prêmio Abapa de Jornalismo: www.abapa.com.br

Jornal Nova Fronteira