Tenho que ver tudo de modo positivo
  • Compartilhe:

É possível isso? A pessoa que tem que ver tudo de modo positivo provavelmente está reprimindo o que é negativo na vida. A confiança que a fé transmite deve ser distinguida da atitude tão típica hoje, que consiste em ver tudo de modo positivo

Padre Ezequiel Dal Pozzo
contato@padreezequiel.com.br

É possível isso? A pessoa que tem que ver tudo de modo positivo provavelmente está reprimindo o que é negativo na vida. A confiança que a fé transmite deve ser distinguida da atitude tão típica hoje, que consiste em ver tudo de modo positivo. Provavelmente não é possível ver tudo de modo positivo porque a realidade está sempre misturada, confrontada com o negativo. Há sempre as duas coisas, o bem e o mal, o positivo e o negativo. Você pode tranquilamente confiar nos seus sentimentos quando percebe que frases do tipo: “tudo fica bem”, são muito levianas e pretendem nos induzir a crer em algo que não é verdade. De outro lado, por exemplo, a sua mãe tem plenamente a razão quando diz que a crença no positivo tem a ver com a fé em Deus. A confiança em Deus me leva a ver a vida mais positiva, no entanto a confiança em Deus não significa que jamais me pudesse ocorrer algo negativo ou que eu jamais pudesse adoecer ou fracassar. A confiança em Deus está situada num nível mais profundo.

Em todas as ocasiões, Deus me conduz mesmo que eu adoeça. Mesmo que eu fracasse profissionalmente eu não deixo de estar nas mãos de Deus. Esse modo positivo de ver faz parte da fé. Portanto, assim como você vê de modo crítico a força do positivo também deveria investigar criticamente seu próprio pessimismo. Será que meu pessimismo indica que eu vejo a mim mesmo de modo negativo? Por que será que eu me vejo assim? Há simplesmente tipos diversos de pessoas. Se você já trouxe de casa essa atitude mais pessimista, então não deveria simplesmente romper com ela. No entanto, você deveria questionar se realmente tem de ver tudo de modo assim tão pessimista. Eu não diria: eu tenho de ver as coisas de modo positivo. Antes, eu me perguntaria, será que eu não posso também ver as coisas de outro modo? Essa é a pergunta que nós devemos nos fazer. Ou você pode se perguntar se é verdade o que diz o Salmo: “Senhor é meu pastor, nada me faltará”, então, como é que eu fico? Você não se sente então obrigado a ver tudo de modo positivo. No entanto, você experimenta de repente um outro modo de ver, e isso poderia ajudá-lo a ver o mundo com outros olhos. Então, em vez de usar óculos coloridos, você passa a ver o mundo de forma realista. No entanto, você vê por trás de tudo um fundamento mais profundo, você vê por trás das coisas o próprio Deus que conduz este mundo em suas mãos. Isso não impede de o negativo, porém, lhe tirar o poder. Pensemos nisso!

Jornal Nova Fronteira