Secretaria de Saúde de Barreiras abre inscrições para o Programa Idade Viva
  • Compartilhe:

Desde o início de 2020 as atividades do Programa foram suspensas levando em consideração que os idosos pertenciam o grupo de risco vulnerável a desenvolver complicações provocadas pelo novo Coronavírus

As inscrições estão sendo realizadas dentro do Parque Engenheiro Geraldo Rocha, ao lado do Centro de Triagem Covid-19

Fonte Dircom

O Programa Idade Viva, um dos principais espaços de interação e socialização coordenado pela Secretaria de Saúde de Barreiras, teve sua rotina alterada devido à pandemia da Covid-19. Desde o início de 2020 as atividades do Programa foram suspensas levando em consideração que os idosos pertenciam o grupo de risco vulnerável a desenvolver complicações provocadas pelo novo Coronavírus e precisavam durante esse período, ficar isolados e evitar aglomerações.

Com o avanço da vacinação em toda população indicada pelo Ministério da Saúde e a redução dos casos de internação em leitos clínicos e de UTI, na manhã desta quinta-feira, 17, o secretário de saúde Melchisedec Neves, acompanhado da subsecretária Jamile Rodrigues, esteve reunido com o Conselho Municipal do Idoso com foco em traçar metas para o retorno do Programa Idade Viva.

O novo local para a realização das atividades culturais, terapêuticas e oficinas em grupo ainda está sendo definido, mas, as equipes da coordenação já iniciaram o recadastramento e novas inscrições para o público da terceira idade. As inscrições estão sendo realizadas dentro do Parque Engenheiro Geraldo Rocha, ao lado do Centro de Triagem Covid-19. Para participar, basta levar cópias do RG, CPF, Comprovante de Residência, duas fotos 3×4, tipagem sanguínea, cartão do SUS, cartão de vacina e número do NIS.

Conforme o secretário municipal de Saúde, ainda não foi definida a data do retorno presencial do Programa em sua totalidade, mas a equipe pedagógica e técnica estão organizando oficinas de implementação de atividades que poderão ser realizadas, de maneira individual, obedecendo às medidas sanitárias. Dentro do Idade Viva é ofertado diversas atividades, como hidroterapia, treinamento funcional, dança, música, artesanato, palestras e consultas individuais.

“Sabemos da importância do retorno do Idade Viva para o grupo da terceira idade do nosso município, é nesse espaço que a alegria e a interação fazem parte da convivência de muitos ao longo da semana, dessa maneira, diante do atual quadro da pandemia da Covid-19, fizemos essa reunião com o Conselho de Idosos para traçar novas metodologias que auxiliem a participação dos membros. Estamos na conclusão da escolha de um novo espaço, e já iniciamos o recadastramento e novas inscrições para quem desejar retornar a fazer parte do Programa”, pontuou Melchisedec Neves.

Jornal Nova Fronteira