Riachão das Neves – Prefeito Hamilton Lima visita a Festa de São João do povoado de Prazeres
  • Compartilhe:

A festa de São João nascida do encontro entre tradições pagãs, cristãs e indígenas tomam conta do nordeste sempre neta época do ano. A comemoração é uma das mais originais expressões da cultura popular brasileira.

riachao

Ascom PMRN

A festa de São João nascida do encontro entre tradições pagãs, cristãs e indígenas tomam conta do nordeste sempre neta época do ano. A comemoração é uma das mais originais expressões da cultura popular brasileira.

As quadrilhas acompanham a encenação do casamento do matuto celebrado em meio à fogueira, fogos, noivo, noiva, pai da noiva, sacristão, juiz e delegado. Agitadas e cada vez mais coloridas, as quadrilhas podem se apresentar ao ar livre, em palanques ou arraiais. Trata-se de uma dança de salão de origem francesa onde casais bailam ao som da sanfona e outros instrumentos tradicionais.

riachao3

Por conta disto o Povoado de Prazeres, distante 46 km da sede municipal, vem realizando essa festa há mais de 15 anos consecutivos, e para alegrar os foliões a comunidade se envolve na organização do evento. Este ano foi realizada maratona masculina e feminina, quadrilhas e apresentações de bandas.
A igreja matriz da comunidade leva o nome do santo da Igreja Católica, São João Batista, que também é Padroeiro do Povoado. Todos os anos nesta mesma data devotos de todo as partes do município e até de outros Estados vêm pagar promessas e fazer novos pedidos.

riachao1

O prefeito Hamilton Lima falou da importância de investir no evento. “Esse evento eu sempre patrocinei, mesmo antes de ser prefeito eu já ajudava o Nascimento junto com essa comissão organizadora aqui de Prazeres, então para mim é uma alegria, em mais um ano estarmos aqui reunidos. Eu acho que tudo aquilo que traz cultura e engrandece a localidade nós devemos dedicar, o que peço é que cada vez mais organizem melhor. A união faz a força, os povoados de Prazeres e Entroncamento precisam cada vez mais dar as mãos para fazer um evento bonito, maior e muito mais organizado”, finalizou  o gestor.

riachao2

riachao4

Jornal Nova Fronteira