Recuperação de nascentes no Oeste da Bahia

Publicada em 23/03/2023 às 17:02

Prefeitura de Barreiras, Abapa e Aiba assinam Termo de Acordo de Cooperação em mais uma etapa do Projeto de Preservação e Recuperação de Nascentes na Região Oeste

Fonte Dircom

Preservar os recursos hídricos na Capital do Oeste faz parte das ações contínuas da Prefeitura de Barreiras. No dia mundial da água, comemorado nesta quarta-feira, 22, essas metas de preservação e recuperação das nascentes do município foram reforçadas com mais uma etapa do Projeto de Identificação, Preservação e Recuperação de Nascentes na Região.

O Termo de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com os produtores rurais, através da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), foi assinado pelo prefeito Zito Barbosa que esteve acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade e presidente do Comitê da Bacia do Rio Grande, Demósthenes Júnior, durante uma cerimônia, realizada do auditório Aiba/Abapa.

Conforme o secretário, nessa nova fase o Programa de Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro) passará a financiar as atividades aprovadas no planejamento. “Esse é um projeto de grande relevância, desde 2017 a Prefeitura de Barreiras realiza o mapeamento e o diagnóstico de nascentes através dessa parceria com a Aiba, Abapa e outros parceiros que lutam por essa causa importante para a nossa região, que é a preservação dos nossos recursos hídricos. Temos certeza que em mais essa nova etapa iremos progredir ainda mais no quesito sustentabilidade ambiental”, ressaltou Demósthenes Junior.

Em março de 2021, Barreiras celebrou a conquista do “Prêmio ANA 2020”, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA pelo projeto “Identificação, Proteção e Recuperação de Nascentes”. Nessa premiação, o destaque principal foi para as ações de preservação dos recursos hídricos com 18 nascentes recuperadas. O projeto barreirense foi escolhido na categoria “Organizações Civis”.

Para Zito Barbosa, o acordo de cooperação técnica permite identificar, mapear e recuperar nascentes localizadas no âmbito do município, além de promover ações ambientais em diversas comunidades rurais de Barreiras.

“Comemoramos este dia mundial da água com muita alegria e satisfação ao assinar mais esse Termo de Acordo de Cooperação Técnica com essas duas instituições que tem nos ajudado a fazer um trabalho reconhecido nacionalmente em nosso município. Barreiras foi destaque nacional com o Prêmio ANA 2020, essa premiação demonstra que estamos no caminho certo, implantando importantes ações de preservação do meio ambiente. Temos a certeza que desenvolveremos mais uma etapa exitosa do projeto de identificação, proteção e recuperação de nascentes, contribuindo assim para um futuro com sustentabilidade em nosso município”, frisou Barbosa.

O evento contou ainda com a participação do coordenador regional do Inema, Saul Reis; a coordenadora de Meio Ambiente de Cristópolis, Maria Jamile; o secretário de Meio Ambiente de São Desidério, Joabe Almeida; a secretária de Meio Ambiente de Riachão das Neves, Mirelle Mendonça; o diretor de sustentabilidade de Luís Eduardo Magalhães, Leanderson Oliveira; a coordenadora do Prodeagro, Karine Pinto, dentre outras autoridades.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Jornal Nova Fronteira
JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br