Quem são os influencers que atraem inúmeros seguidores em redes sociais?
  • Compartilhe:

A massificação do acesso digital aliado a popularização das diversas redes sociais trouxe à tona um novo fenômeno: o dos influenciadores digitais. Com milhões de fãs em plataformas como Instagram e YouTube, esses influenciadores ditam tendências e movimentam o mercado nacional e internacional.

“Lele Pons é uma das influenciadoras mais relevantes do mundo” – Photo by Toglenn/CC BY-SA 4.0

A massificação do acesso digital aliado a popularização das diversas redes sociais trouxe à tona um novo fenômeno: o dos influenciadores digitais. Com milhões de fãs em plataformas como Instagram e YouTube, esses influenciadores ditam tendências e movimentam o mercado nacional e internacional.

O que são influenciadores digitais?

Segundo a empresa MindMiners, uma das maiores especialistas no setor, é possível definir um influencer ou influenciador digital como qualquer produtor de conteúdo que utiliza seus canais online. Esses canais podem ser desde blogs e redes sociais, como o Instagram e o Facebook, até plataformas de vídeos, como o YouTube e o Twitch – sendo usados, voluntaria ou involuntariamente, para influenciar comportamentos na internet ou fora dela.

Na última pesquisa revelada pela companhia, que foi realizada em 2019 e contou com a participação de mil brasileiros no app de opinião MeSeems, mais de 80% dos entrevistados conheciam o termo “influenciador digital”. Isso representa um aumento de 10% em relação a pesquisa anterior e indica que cada vez mais pessoas reconhecem o poder dos influencers.

Vale mencionar que a influência deles não está limitada ao público dos millenials e geração Z. Uma outra pesquisa da MindMiners, dessa vez realizada em conjunto da empresa Hype60+ e com foco no público com 50 anos ou acima, revelou que 67% dos entrevistados também sabia reconhecer o que era um influenciador digital e 46% seguiam pelo menos um deles em suas redes sociais.

O grande reconhecimento entre diversas faixas etárias significa que os influencers estão quebrando barreiras e conquistando cada vez mais espaço entre os diversos tipos de públicos.

Maiores influenciadores do mundo

As redes sociais são internacionalizadas e é possível encontrar influenciadores digitais de todos os cantos do mundo. Com apenas 23 anos de idade e nacionalidade dupla entre Estados Unidos e Venezuela, a influencer Eleonora “Lele” Pons Marones, mais conhecida apenas como Lele Pons, é uma das principais.

A influenciadora conquistou sua fama na plataforma Vine com uma série de esquetes de comédia e chegou a atingir mais de 11 milhões de seguidores, mas após o seu fechamento, migrou para plataformas como Instagram, YouTube e TikTok onde atualmente conta com mais de 33 milhões de fãs.

Outra influencer famosa que conta com uma grande presença no YouTube e no Instagram é a vlogueira e artista de maquiagem Huda Kattan.

Com respectivamente 3,97 milhões de assinantes no seu canal e mais de 30 milhões seguidores em sua página, a norte-americana com ascendência iraniana Huda popularizou sua série de vídeos “Huda Beauty” e hoje em dia conta até mesmo com uma linha de maquiagem própria com fãs espalhados pelo mundo.

Além de comédia e maquiagem, as redes sociais também permitem espaço para muitos outros tipos de conteúdo, que têm crescido cada vez mais em diversas plataformas relevantes.

O poker online criou diversos milionários através das suas competições oficiais e muitos deles atingiram a fama ao compartilhar suas rotinas diárias e técnicas de treinamento com centenas de milhares de fãs.

Apesar de muitas vezes estarem relacionados ao Twitch, nos últimos tempos os influenciadores de poker também começaram a aparecer em peso no YouTube e diversos nomes têm feito muito sucesso. Um dos principais é o da divertida influencer Marle Cordeiro, que tem conquistado cada vez mais fãs com seu estilo leve e carismático.

Cordeiro posta vídeos na plataforma em que documenta sua vida como atleta profissional, ao mesmo tempo em que combina esquetes de comédia com partidas de poker high stakes e mostra um lado pouco conhecido dos atletas do esporte das cartas.

“Whinderson Nunes é o maior nome nacional quando se fala em influenciadores” – Photo by Humor Multishow/CC BY 3.0

Influenciadores nacionais também contam com grandes números

O Brasil é um dos países com mais membros em redes sociais do mundo e também conta com diversos influenciadores de alta relevância. O principal nome e destaque incontestável em todas as plataformas é o influencer Whindersson Nunes.

Com uma mistura de vídeos de comédia com stand-up e diversas observações engraçadas e próximas da realidade dos brasileiros, Whindersson conta com o maior número de inscritos do país no YouTube desde 2016 e é o influenciador com mais seguidores no Instagram, contando respectivamente com 35 e 30 milhões.

Outro influencer nacional que começou no YouTube e partiu para outras redes sociais é Felipe Neto. Com forte presença online desde 2010, ele foi o primeiro brasileiro a atingir a marca de um milhão de inscritos na plataforma com seus vídeos repletos de humor.

Felipe Neto continua apresentando diversos vídeos de comédia e paródias e hoje conta até mesmo com uma produtora de conteúdo digital, que produz material para diversos segmentos. Além disso, ele mantém uma forte presença nas redes sociais ao discutir todo tipo de assunto relevante no cenário nacional.

Mercado de influencers tem tudo para crescer ainda mais no futuro

Este mercado é um dos mais promissores do mundo e conta com influencers de todos os tipos, que vão desde comediantes até embaixadores de cosméticos nacionais.

Com o impacto cada vez maior das redes sociais e sua presença cada vez mais constante na rotina de todo tipo de público, é possível afirmar que o poder desses influenciadores deve crescer cada vez mais no futuro e as expectativas para esse mercado são muito promissoras.

Jornal Nova Fronteira