Produtividade da soja na safra 2022/23 é destaque em evento, na Bahia Farm Show
  • Compartilhe:

O destaque ficou por conta da produtividade média da soja, carro chefe da produção agrícola, que atingiu 67 sacas/ha, segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Ascom BFS

Durante a 17ª edição da Bahia Farm Show, que começou nesta terça-feira, 06, foi realizado o Workshop de Resultados de Pesquisas da Safra 2022/23, no auditório da Fundação Bahia, para produtores, consultores e técnicos especializados no setor agrícola. Na apresentação, os técnicos avaliaram como positivo o resultado da atual safra já em fase final de colheita no oeste da Bahia. O destaque ficou por conta da produtividade média da soja, carro chefe da produção agrícola, que atingiu 67 sacas/ha, segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

A safra 2022/23 teve início em outubro do ano passado em 56 propriedades, com antecipação do plantio, de acordo com a Portaria 057 de 25 de Julho de 2022, da Agência Baiana de Defesa Agropecuária (Adab). Durante a pesquisa foram realizadas 1.141 visitas técnicas, o que corresponde a 993.253 hectares de lavouras monitoradas.

“A equipe de campo faz mensurações com metodologia quantitativa através de dados que trazemos do campo para as mesas de discussões e conseguimos validar os números reais durante essa safra 2022/2023. Esse número foi apresentado para o Conselho Técnico e através dele conseguimos validar e aprovar essa média de posto histórico, já alcançado em safras anteriores”, destacou o gerente de agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior, durante o workshop.

A média de 67 sacas/ha de soja já foi alcançada em safras anteriores, sendo a maior média histórica do país. “Esse é um número positivo comparado aos outros estados que produzem soja. A Bahia não só no Matopiba, mas a nível Brasil, é destaque como maior índice de produtividade no país. O produtor rural do oeste da Bahia consegue em um prazo limitado fazer apenas uma safra ao ano, uma safra cheia, mas consegue fazer seu dever de casa bem feito e trazer benefícios que resultam esse retrato das suas produtividades”, reforça o técnico da Aiba.

O encontrou contou com a participação dos pesquisadores e da vice-presidente da Fundação BA, Zirlene Pinheiro, que recepcionou o público. “A Fundação está sempre de portas abertas para esclarecer qualquer dúvida e trazer resultados. Agradeço a presença de todos”. O evento integra a programação de palestras e debates que está acontecendo na Bahia Farm Show e pode ser acessada no site: https://bahiafarmshow.com.br/palestras-e-programacao/.

Jornal Nova Fronteira