Publicada em 24/02/2015 às 07:18
Por Ely Pacheco
Começa no próximo dia 28 de Fevereiro a disputa pelo título do Campeonato Paratinguense de Futebol de 2015. A competição disputada há décadas na cidade, terá neste ano a participação de 14 equipes, divididas em dois grupos: no grupo A – Palmeiras, Torino, Fluminense, Cruzeiro, Cascavel, Náutico e Rio Branco. No grupo B – São Francisco, Real, Barreiro Grande, Paratinga, Santo Antônio, Atlético e Santos.
Na primeira fase, que irá de 28/02 a 24/05, as equipes jogarão entre si dentro do próprio grupo. Daí se classificarão quatro de cada grupo para a próxima fase e prosseguirão se classificando até a grande final que está marcada para 20 de Junho.
A rodada de abertura prevê para o sábado dia 28, partida única às 17h no Estádio Waldemiro Cruz entre o atual campeão Palmeiras e a equipe do Torino. No domingo, dia 1º de março, haverá rodada dupla: às 16h: Atlético x Santos e às 19h: São Francisco x Paratinga.
Nos demais finais de semana, a rodada dupla será sempre aos sábados. Os critérios para classificação ou desempate serão o maior número de pontos, maior número de vitórias, melhor saldo de gols, vantagem em confronto direto, maior número de gols marcados, menor número de gols sofridos e melhor índice de disciplina. Das 14 equipes disputantes, cinco representam o futebol da zona rural e mais duas têm na sua base, atletas que brilham na zona rural, onde reside cerca de 70% da população do município. No ano passado o São Francisco, uma das equipes da zona rural, disputou a final com o Palmeiras. Neste ano, o regulamento aprovado pelas equipes, prevê a inscrição de até 30 atletas, sendo no máximo três residentes em outros municípios. Serão ao todo 49 partidas até a grande final em 20 de Junho, todas disputadas no Estádio Municipal sob a coordenação da Liga Esportiva Paratinguense, filiada à Federação Bahiana de Futebol que teve o seu presidente Silvino Vaz Carinhanha reeleito em janeiro último, para mais dois anos de mandato.
Não serão cobrados ingressos aos torcedores durante os jogos, com a Prefeitura sendo a única patrocinadora e garantindo também a premiação de R$ 20.850,00 que será entregue às equipes no dia da final (20/06). O campeão receberá R$ 7.500,00 e todas as demais equipes serão premiadas, de acordo sua classificação. Também haverá prêmio para o atleta revelação, artilheiro e goleiro menos vazado. Será um campeonato disputado e de bom nível técnico, pois as equipes se reforçaram do ano passado para cá, com destaque para o Real que terá na sua base cinco jogadores titulares da seleção paratinguense que disputou o Campeonato Intermunicipal 2014.
Equipes como o Palmeiras, o São Francisco, o Fluminense e também o Santos virão com elenco reforçado para esta disputa que envolverá os torcedores nos finais de semana e o Estádio Municipal Waldemiro Cruz inaugurado 1977, será palco mais uma vez das grandes emoções do futebol paratinguense.
KD os olheiros dos times profissionais que não vem observar esses jogadores do interior da Bahia como esses jogadores de Paratinga-BA que tem os melhores jogadores do oeste baiano. Os times profissionais ficam gastando milhões com jogadores que não honra a camisa que usa. Eu duvido que se um olheiro olhar estes times jogando não leva 2,3 jogadores para fazer um teste como jogador profissional.
Eu não sou de Paratinga-BA, mas já assisti estes cracks de bola dando espetáculos.