Pacientes oncológicos do Hospital do Oeste recebem “certificado de coragem” para marcar etapas de luta contra o câncer
  • Compartilhe:

Ainda que confortados pela família, o apoio da equipe hospitalar, através das palavras de estímulo do certificado, contam muito para quem vivencia o enfrentamento da doença com insegurança e tantas incertezas.

Por Thianne Lira

Na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital do Oeste (HO), complexo administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) em Barreiras, pacientes oncológicos estão sendo acolhidos com um “certificado de coragem e determinação”. Ainda que confortados pela família, o apoio da equipe hospitalar, através das palavras de estímulo do certificado, contam muito para quem vivencia o enfrentamento da doença com insegurança e tantas incertezas.

A paciente Claudiane de Oliveira recebeu o certificado e a experiência transformou a sua última sessão de quimioterapia em um dia muito especial. Vestidos de rosa, cor que representa a luta contra o câncer de mama, familiares e colaboradores da unidade comemoraram a etapa vencida. Na ocasião, ela deu um depoimento motivador para outras pessoas com o mesmo problema de saúde: “O que eu tenho a dizer para todos que estão nessa luta é que não é fácil, mas temos que acreditar, lutar e enfrentar. Agradeço o apoio que recebi, desde o início, da minha família e da equipe assistencial da Unacon, que sempre me encorajou e me deu força”, relatou Claudiene emocionada.

A coordenadora da Unacon, enfermeira Renata Lopes, também falou sobre a iniciativa: “Nosso papel, além de garantir o tratamento médico das pessoas que nos procuram, é acolher ao máximo esse paciente, garantir um suporte emocional que é crucial durante a luta contra o câncer. Celebrar a última sessão de quimioterapia, uma etapa tão importante para nossos pacientes, nos deixa muito felizes”.

Jornal Nova Fronteira