Publicada em 10/11/2021 às 15:11
‘Poemas de uma Mulher para um Homem ou vice-versa’, segundo livro da escritora e poetisa Marcia Rasia, será lançado neste sábado, 13, no espaço do Restaurante Cais e Porto, na orla do Rio Grande, a partir das 18h30.
Editado pela Cogito, do jornalista Ivan Almeida, tem apresentação da própria autora, orelha assinada pela escritora Ananda Lima e uma participação da amiga Dora Costa na contra capa.
Com 100 páginas, o livro tem capa de Ricardo Alves, de Petrolina. A dedicatória é feita pelo próprio leitor, que tem uma página reservada também para outras declarações.
A obra tem uma nuance sensual, de acordo com a autora, esclarecendo que o livro é multifacetado. “Desde criança que gosto de escrever assim. Não gosto daquele romântico muito meloso, mas um romântico mais empoderado, direto, sublimado”, definiu.
Ela ainda tem o registro de poemas da adolescência, quando foi estimulada neste sentido ao ganhar um concurso de redação. Mas, se sentiu insegura, pensando que ninguém gostaria de ler seus poemas e deixou seus escritos muitos anos guardados.
O seu primeiro livro ‘Poesia de criança para criança’ foi lançado durante a Festa Literária de Barreiras (FLIB) em 2016 e é resultado de quatro anos em que ministrou aulas de poesia no município com parceria da empresa TIM operadora de celular.
Conforme Márcia Rasia, depois do primeiro livro a ideia de escrever e publicar suas poesias ganhou força. “Comecei a escrever e tirei algumas da gaveta”, disse, acrescentando que “escrever é um ato de dor e é processual. Na medida que vamos criando, vamos interagindo e nos construímos um pouco mais na arte da escrita”. Escrever hoje é um ato de coragem e ousadia.
Na pandemia a obra criou forma. “Eu já tinha entrado na Academia Barreirense de Letras (ABL) e acho que isso também influenciou muito. Enfim, foi acelerado o processo”, afirmou, destacando que tinha iniciado a diagramação do livro com o arte-finalista Ricardo Bonato, que faleceu no final de 2020.
“Foi muito difícil”, relembrou, salientando que depois conheceu o editor Ivan Almeida, que assumiu este trabalho. Ela citou ainda que recentemente participou com uma poesia do livro ‘Kama’ também editado por Almeida.
Membro da Academia Barreirense de Letras, Marcia Rasia ocupa o cargo de vice presidente do Instituto São Francisco de Arte e Cultura (Isfac), foi professora da Ufob e da Uneb e hoje é coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Padre Vieira.
Natural de Bento Gonçalves (RS) ela morou em Minas Gerais (infância) e Pernambuco (adolescência) antes de se estabelecer no oeste baiano com a família no desabrochar da juventude. Em Barreiras casou com Ismail Ismail Figueiredo Filho (in memoriam) e teve seus filhos Ismail Figueiredo Neto e Hanna Rasia Figueiredo.
Embora tenha iniciado jornalismo em Recife (PE), em Barreiras enveredou pelos caminhos da educação, iniciando com Pedagogia, no campus local da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Durante a pandemia publicou textos e artigos em jornais e revista locais.
Depois fez Psicopedagogia e especialização em Planejamento e Gestão. Se tornou mestra em Ciências da Educação e é mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela UFOB. Tem formação em Coaching, dentre outros cursos em desenvolvimento de pessoas.
SERVIÇO – O livro, que custa R$ 35,00, pode ser adquirido entrando em contato com os telefones 77) 99121 0492 e 77) 99905 8283, com pagamento através de transferência via pix.
0 Comentários