Marcia Rasia lança livro de poemas neste sábado
  • Compartilhe:

‘Poemas de uma Mulher para um Homem ou vice-versa’, segundo livro da escritora e poetisa Marcia Rasia, será lançado neste sábado, 13, no espaço do Restaurante Cais e Porto, na orla do Rio Grande, a partir das 18h30.

Texto Miriam Hermes | Fotos Divulgação

‘Poemas de uma Mulher para um Homem ou vice-versa’, segundo livro da escritora e poetisa Marcia Rasia, será lançado neste sábado, 13, no espaço do Restaurante Cais e Porto, na orla do Rio Grande, a partir das 18h30.

Editado pela Cogito, do jornalista Ivan Almeida, tem apresentação da própria autora, orelha assinada pela escritora Ananda Lima e uma participação da amiga Dora Costa na contra capa.

Com 100 páginas, o livro tem capa de Ricardo Alves, de Petrolina. A dedicatória é feita pelo próprio leitor, que tem uma página reservada também para outras declarações.

A obra tem uma nuance sensual, de acordo com a autora, esclarecendo que o livro é multifacetado. “Desde criança que gosto de escrever assim. Não gosto daquele romântico muito meloso, mas um romântico mais empoderado, direto, sublimado”, definiu.

Ela ainda tem o registro de poemas da adolescência, quando foi estimulada neste sentido ao ganhar um concurso de redação. Mas, se sentiu insegura, pensando que ninguém gostaria de ler seus poemas e deixou seus escritos muitos anos guardados.

O seu primeiro livro ‘Poesia de criança para criança’ foi lançado durante a Festa Literária de Barreiras (FLIB) em 2016 e é resultado de quatro anos em que ministrou aulas de poesia no município com parceria da empresa TIM operadora de celular.

Conforme Márcia Rasia, depois do primeiro livro a ideia de escrever e publicar suas poesias ganhou força. “Comecei a escrever e tirei algumas da gaveta”, disse, acrescentando que “escrever é um ato de dor e é processual. Na medida que vamos criando, vamos interagindo e nos construímos um pouco mais na arte da escrita”. Escrever hoje é um ato de coragem e ousadia.

Na pandemia a obra criou forma. “Eu já tinha entrado na Academia Barreirense de Letras (ABL) e acho que isso também influenciou muito. Enfim, foi acelerado o processo”, afirmou, destacando que tinha iniciado a diagramação do livro com o arte-finalista Ricardo Bonato, que faleceu no final de 2020.

“Foi muito difícil”, relembrou, salientando que depois conheceu o editor Ivan Almeida, que assumiu este trabalho. Ela citou ainda que recentemente participou com uma poesia do livro ‘Kama’ também editado por Almeida.

A AUTORA

Membro da Academia Barreirense de Letras, Marcia Rasia ocupa o cargo de vice presidente do Instituto São Francisco de Arte e Cultura (Isfac), foi professora da Ufob e da Uneb e hoje é coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Padre Vieira.

Natural de Bento Gonçalves (RS) ela morou em Minas Gerais (infância) e Pernambuco (adolescência) antes de se estabelecer no oeste baiano com a família no desabrochar da juventude. Em Barreiras casou com Ismail Ismail Figueiredo Filho (in memoriam) e teve seus filhos Ismail Figueiredo Neto e Hanna Rasia Figueiredo.

Embora tenha iniciado jornalismo em Recife (PE), em Barreiras enveredou pelos caminhos da educação, iniciando com Pedagogia, no campus local da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Durante a pandemia publicou textos e artigos em jornais e revista locais.

Depois fez Psicopedagogia e especialização em Planejamento e Gestão. Se tornou mestra em Ciências da Educação e é mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela UFOB. Tem formação em Coaching, dentre outros cursos em desenvolvimento de pessoas.

SERVIÇO – O livro, que custa R$ 35,00, pode ser adquirido entrando em contato com os telefones 77) 99121 0492 e 77) 99905 8283, com pagamento através de transferência via pix.

Jornal Nova Fronteira