Livro ‘Traçando Barreiras’ é utilizado para ampliar conhecimento sobre o processo de formação de Barreiras
  • Compartilhe:

Da redação JornalNF, fotos arquivo escola Iazinha Pamplona

Professores e estudantes da Escola Municipal Iazinha Pamplona, bairro Jardim Ouro Branco, utilizaram a obra literária ‘Traçando Barreiras’, do jornalista Vinícius Azzolin Lena (In Memoriam), para ampliar conhecimento sobre o processo de formação do município e as personalidades que fizeram de Barreiras uma cidade promissora desde a emancipação política há 127 anos.

Segundo Adalto Soares, professor da Iazinha Pamplona, todos os docentes e alunos do 6º ao 9º ano fizeram a leitura do livro e realizaram uma atividade de construção na linha do tempo. “Percebemos a grande contribuição que a obra, especificamente o jornalista Vinícius Lena, em dispor um livro ilustrado, que pode ser utilizado de forma lúdica entre os alunos. São gravuras e textos curtos que facilitam muito a compreensão do alunado, principalmente do ensino fundamental. É uma obra que está bastante antenada com essa faixa etária de estudantes”, concluiu o professor.

O livro ‘Traçando Barreiras’, foi editado em 2006 pelo jornalista e ex-presidente da Academia Barreirense de Letras, Vinícius Azzolin Lena e teve as gravuras feitas pelo chargista barreirense Julio Cezar da Cruz.

Sobre o autor: Vinícius Azzolin Lena, nasceu em Jaguari/RS em 30 de outubro de 1930, se radicou em Barreiras no ano de 1986 cidade na qual permaneceu até falecer no dia 03 de julho de 2016, aos 85 anos. Foi editor chefe do Jornal Nova Fronteira de 1991 a 2016 e além do livro ‘Traçando Barreiras’, editou e publicou o livro de contos ‘Pequenas Estórias’. Deixou no prelo, o livro de poesias ‘Pensamentos & Reflexos’, que deverá ser impresso e lançado na Flib de 2019, por seu filho, o jornalista Eduardo Lena.

Jornal Nova Fronteira