Leilão de gado de corte promete movimentar a edição dos 15 anos da Bahia Farm Show
  • Compartilhe:

Criadores de gado do Matopiba (área de abrangência que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) têm encontro marcado no próximo dia 31 deste mês no Complexo Bahia Farm Show. A partir das 14h30 no espaço se tornará, mais uma vez, palco do Leilão Acrioeste, organizado pela Associação de Criadores de Gado do Oeste
Ascom BFS

Criadores de gado do Matopiba (área de abrangência que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) têm encontro marcado no próximo dia 31 deste mês no Complexo Bahia Farm Show. A partir das 14h30 o espaço se tornará, mais uma vez, palco do Leilão Acrioeste, organizado pela Associação de Criadores de Gado do Oeste, e que já se tornou referência na feira, atraindo um grande público. Nesta edição está prevista a oferta de mais de 500 animais das raças Nelore e animais cruzados das raças Angus (Aberdeen e Red Angus).
Na sua sexta edição, o Leilão da Bahia Farm Show tem a marca registrada da qualidade e do alto patrão genético dos animais. Em 2018 foram leiloados 515 animais entre raças Nelore e animais cruzados das raças Aberdee Angus e Red Angus. O evento contabilizou R$ 737 mil em negócios fechados. Para a edição deste ano, a expectativa da Acrioeste é que a marca seja superada. “Isso tudo é em função dos animais ofertados. Ano a ano, os criadores do Oeste da Bahia têm melhorado seus rebanhos, não ficando devendo em nada em questão de qualidade em relação a outras regiões tradicionais do País na produção de gado”, disse Mario Mascarenhas, presidente da associação.

Mascarenhas destaca ainda que estar inserido na maior feira agrícola do Norte e Nordeste brasileiro faz com que o leilão se torne uma vitrine para quem vende e quem compra, aliado a qualidade dos lotes de animais comercializados. “É um momento de integração entre as cadeias produtivas do agronegócio regional”, completa. E esta opinião é endossada também pelo presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, que também preside a Bahia Farm Show.

“O leilão veio para agregar ainda mais valor e importância à feira. O crescimento dos volumes de negócios fechados a cada ano é a prova de a parceria entre pecuária e agricultura é forte dentro e fora de campo. Recentemente criamos, na Aiba, a diretoria da Proteína Animal, a fim de estreitar ainda mais os laços, debater as demandas do setor e fomentar a integração lavoura/pecuária”, declarou Zanella.

A região oeste da Bahia possui um rebanho estimado em dois milhões de cabeças, com ênfase para o gado de corte. A raça predominante é a Nelore, e em menor escala, a Guzerá e o gado de leite, segundo dados da Acrioeste. A criação de gado de corte em escala comercial ganhou força no final da década de 20, quando a Companhia Sertaneja Agropastoril, pioneira no ramo, se instalou em Barreiras, em 1928, e iniciou as atividades de compra e venda.

A Feira – A Bahia Farm Show será realizada no período de 28 de maio a 01 de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. É uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Jornal Nova Fronteira