Instituto Kirius e Itaú anunciam parceria para promover esporte social em Barreiras
  • Compartilhe:

A parceria terá duração de um ano e prevê o desenvolvimento de projetos e iniciativas que visem a promover o esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento de habilidades, combatendo a evasão escolar, a criminalidade e as drogas.

Fonte Instituto Kirius

O Instituto Kirius, organização sem fins lucrativos que promove há vários anos o esporte social para jovens, crianças e adolescentes, e o Itaú, uma das maiores instituições financeiras do Brasil, anunciam uma parceria para promover esporte social na cidade de Barreiras, Bahia.

Crianças praticando esporte em Barreiras-Bahia

A parceria terá duração de um ano e prevê o desenvolvimento de projetos e iniciativas que visem a promover o esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento de habilidades, combatendo a evasão escolar, a criminalidade e as drogas. A parceria visa atender 320 jovens, crianças e adolescentes com idades entre 06 a 18 anos das comunidades carentes da cidade, nas modalidades Jiu-Jitsu e Boxe.

Entre as ações previstas estão:

Implementação de aulas de Jiu-Jitsu e Boxe gratuitas para crianças, jovens e adolescentes de comunidades carentes de Barreiras.
Oficinas de formação para professores de Jiu-Jitsu, com foco na inclusão social e no desenvolvimento de habilidades.
Campeonatos esportivos para, crianças, jovens e adolescentes de Barreiras.

“O esporte é uma ferramenta poderosa para transformação social. Por isso, estamos muito felizes em anunciar essa parceria com o Itaú”, afirma Cid Souza Batista, fundador e diretor presidente do Instituto Kirius, encaminhamos o projeto a prefeitura municipal de Barreiras para entregar esta parceria e assim possamos aumentar de 320 beneficiados para 1000 atendidos em 4 localidades de Barreiras” disse o senhor Cid Batista e completou Barreiras só teria a ganhar caso o prefeito municipal decida em compor a parceria .

“Acreditamos que o esporte pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Por isso, estamos comprometidos em apoiar projetos que promovam o esporte social”, afirma o diretor de Marketing Institucional e Sustentabilidade do Itaú.

A parceria entre o Instituto Kirius e o Itaú é um importante passo para a promoção do esporte social na cidade de Barreiras, o Investimento pelo Itaú no esporte social em Barreiras é de R$ 663.794,78 durante todo o ano de 2024. A união de forças entre duas organizações com expertise e compromisso com a causa, e com a participação do município podendo contribuir para:

Melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes, por meio do acesso à prática esportiva.

Reduzir a desigualdade social, por meio da promoção de oportunidades esportivas para pessoas de todas as classes sociais.

Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, por meio da promoção do esporte como ferramenta de inclusão social.

Combater a evasão escolar, a prática esportiva pode proporcionar aos alunos uma sensação de prazer e realização, o que pode motivá-los a permanecerem na escola, o esporte pode ajudar a criar laços entre os alunos, independentemente de sua origem social ou cultural. Essa integração pode contribuir para reduzir o isolamento e a exclusão, que são fatores que podem levar à evasão escolar.

Combate as Drogas, a prática esportiva regular pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Esses são fatores que podem levar ao uso de drogas, o esporte pode ajudar os jovens a desenvolver habilidades importantes, como disciplina, trabalho em equipe e superação de desafios. Essas habilidades podem ajudá-los a lidar com a pressão e a frustração, que são fatores que podem levar ao uso de drogas, o esporte pode oferecer aos jovens oportunidades de se envolverem em atividades positivas e de se conectarem com outros jovens. Isso pode ajudá-los a evitar o uso de drogas.

“Estamos confiantes de que essa parceria terá um impacto positivo na vida de crianças e adolescentes de Barreiras, e reforçamos o convite a prefeitura municipal a integrar esta parceria que irá mudar vidas, formando bons cidadãos, homens e mulheres de bem no futuro”, afirma Cid Batista. “O esporte pode ajudar esses jovens a desenvolver habilidades importantes, como disciplina, trabalho em equipe e superação de desafios”, completa.

A parceria entre o Instituto Kirius e o Itaú é um exemplo de como a colaboração entre organizações públicas e privadas pode gerar resultados positivos para a sociedade.

Jornal Nova Fronteira