ICOB lança Pedra Fundamental para construção do Hospital da Gente em Barreiras

Publicada em 23/08/2023 às 18:48

Fonte Dircom

A Capital do Oeste foi a cidade escolhida para sediar o Hospital da Gente, e nesta quarta-feira, 23, o Instituto do Câncer do Oeste da Bahia (ICOB) com o apoio da Prefeitura de Barreiras realizou uma cerimônia para marcar o lançamento da pedra fundamental da construção do Hospital Oncológico, uma instituição hospitalar que atenderá os municípios do Oeste da Bahia com prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer.

O evento foi realizado no terreno doado pela gestão municipal, localizado na Avenida Transversal no bairro Parque da Cidade e próximo de diversas outras unidades de saúde referências na região, como o Hospital do Oeste, Policlínica e o Instituto Dr. Brancildes. Participaram desde marco histórico, o prefeito Zito Barbosa; vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; presidente do ICOB, Marizete Zuttion; presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; integrantes do Conselho do ICOB, demais parceiros, vereadores, secretários e subsecretários municipais e representantes da sociedade civil.

O ICOB é um projeto idealizado pelo Rotary Club Barreiras Rio de Ondas que em 2019 foi oficialmente reconhecido como uma organização da sociedade sem fins lucrativos. Emocionada com o início dessa primeira etapa, a presidente do ICOB ressaltou o propósito da instituição que é oferecer, com o apoio da população, os recursos necessários para o funcionamento integral do Hospital, que será referência em atendimento humanizado e qualificado para a oncologia, apoiando pacientes e seus familiares.

“Essa é mais uma etapa do nosso projeto rumo ao sonho da construção do Hospital Oncológico do Oeste da Bahia. Em nome de todos os conselheiros e sócios-fundadores agradeço a Prefeitura de Barreiras pela doação dessa área onde será construído o Hospital da Gente, esse hospital que será filantrópico e que também atenderá pacientes com planos de saúde. Já são quatro anos de perseverança nesse projeto e para nós é uma vitória imensa chegar nesse momento do lançamento da pedra fundamental e que marca o início dessa conquista que é a construção do Hospital Oncológico”, salientou Marizete Zuttion.

Segundo informações do ICOB, cerca de um milhão de pessoas no Oeste da Bahia não podem contar com um hospital especializado no tratamento contra o câncer na região, e a dificuldade é ainda maior para os pacientes que precisam desse apoio no tratamento, tendo que deslocar mais de 900 km, muito deles através do SUS com o tratamento fora domicílio (TFD) em Salvador, encaminhados pelas secretarias de saúde dos municípios. Depois de concluído, o Hospital da Gente irá proporcionar mais conforto para esses pacientes com uma infraestrutura de tecnologia de ponta, respeito e muito amor, para isso, o Instituto pede a colaboração da população, de pessoas e empresas que desejam se associar como membros e contribuir nessa causa.

Para o prefeito de Barreiras, a construção do Hospital Oncológico do Oeste da Bahia é um marco para a saúde do município e de todo Oeste da Bahia, além de um ganho extremamente importante para as pessoas acometidas pela doença, que precisam desse cuidado e atenção especial.

“Essa foi mais uma manhã marcante e histórica para nossa cidade e para toda a região, com o lançamento da pedra fundamental para a construção do Hospital da Gente. Desde o início do nosso primeiro mandato, já discutíamos a necessidade de um hospital oncológico que atendesse toda região e, graças a Deus, isso evoluiu e com apoio da Câmara de Vereadores conseguimos dar o primeiro grande passo com essa doação do terreno, que possibilitou hoje o lançamento da pedra fundamental. Esperamos que todos os prefeitos da região Oeste se sensibilizem e ajudem esse projeto a sair do papel, para que possamos ter esse hospital pronto o quanto antes, para facilitar a vida de pacientes que fazem tratamento contra o câncer enfrentando dificuldades muito distante do seu domicílio”, ressaltou Zito Barbosa.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Jornal Nova Fronteira
JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br