Hospital do Oeste realiza campanha de conscientização sobre doação de órgãos

Publicada em 29/09/2023 às 15:01

Por Thianne Lira

No mês de incentivo à doação de órgãos, o verde que simboliza a esperança de vidas salvas tomou conta da iluminação noturna no Hospital do Oeste (HO). A unidade administrada pelas Obras Sociais Irma Dulce (OSID) no município de Barreiras realizou ações para conscientizar colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a importância do tema, como visitas aos setores para a distribuição de informativos sobre a doação de órgãos e tecidos e divulgação da pauta nos veículos de comunicação da cidade.

A iniciativa partiu da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HO, que organiza rotinas e protocolos para possibilitar o processo de identificação e captação de potenciais doadores para fins de transplante. “Há cinco anos, estive no HO com meu filho de pouco mis de três anos internado, após uma convulsão. Infelizmente, devido à gravidade do quadro, ele não resistiu. Foi quando a equipe da unidade nos abordou, explicando sobre a possibilidade da doação de órgãos. A decisão foi difícil, mas eu e minha família percebemos que poderíamos ajudar outras famílias e optamos pela autorização da doação de órgãos. Hoje, sei que meu filho salvou outras vidas”, relata o pai da criança, Maurício Pereira.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até agosto deste ano, 1.076 pacientes aguardavam na fila de espera por um transplante de rim; outros 1.251 pacientes esperavam pelo transplante de córneas e mais 22 pessoas estavam na fila para o transplante de fígado. Nos últimos seis anos, o Hospital do Oeste realizou sete captações de órgãos, que resultaram na doação de 15 órgãos – fígado, coração, córneas e rins. “Nosso objetivo é sempre ajudar as pessoas que dependem de um transplante para ter uma vida normal. E nossa maior dificuldade continua sendo a aceitação dos familiares do possível doador. Por isso, é tão importante esse trabalho de conscientização da população”, afirma João Carlos Soares, presidente da CIHDOTT.

Abaixo, o histórico das captações realizadas no Hospital do Oeste nos últimos cinco anos:

2020
Outubro: rins e fígado

2022
Abril: rins e o fígado
Agosto: rins e fígado

2023
Abril: fígado, coração e rins
Agosto: coração, fígado, rins

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Jornal Nova Fronteira
JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br