Hospital do Oeste implanta o projeto “Pertinho da Escola”
  • Compartilhe:

A iniciativa utiliza o espaço da brinquedoteca da clínica pediátrica para fins educativos e pedagógicos, contribuindo para o bem-estar físico, emocional e psíquico das crianças internadas no HO.

Por Thianne Lira

Rotinas comuns no mundo infantil, como ir à escola e brincar com os colegas, muitas vezes acabam sendo interrompidas quando as crianças precisam ficar hospitalizadas para tratamento de saúde por períodos mais extensos. Recentemente, o Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), abraçou a causa e, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB), implantou o projeto “Pertinho da Escola” no complexo hospitalar. A iniciativa utiliza o espaço da brinquedoteca da clínica pediátrica para fins educativos e pedagógicos, contribuindo para o bem-estar físico, emocional e psíquico das crianças internadas no HO.

As crianças de todas as faixas etárias que fazem tratamento no setor são acompanhadas durante três dias da semana por estudantes do curso de Pedagogia, quando desenvolvem atividades educativas condizentes com o seu período escolar. “Temos uma taxa de ocupação de 94% e uma média de 170 altas hospitalares por mês”, afirma a enfermeira Karina Serpa, coordenadora da clínica pediátrica. Ela explica que muitas dessas crianças já estavam na escola antes de serem internadas, “por isso o projeto auxilia para que elas continuem desenvolvendo algumas atividades que já faziam em sala de aula, como o estímulo à leitura e à escrita. Com esse projeto, sabemos que elas terão menor dificuldade ao retornarem para o convívio escolar e menor prejuízo ao aprendizado”.

O paciente Kleberson Cruz, de 13 anos, internado no HO há sete meses, aprovou o projeto, pois sente falta da rotina escolar: “Gostei muito do acompanhamento. É uma forma de lembrar um pouco de quando eu estava na sala de aula e também de aprender coisas novas”.

Jornal Nova Fronteira