Hospital do Oeste é contemplado com programa do SUS
  • Compartilhe:

O Programa de Reabilitação de Pacientes Pós-Cuidados Intensivos, que contempla a Sala Amarela e a Clínica Médica, tem o objetivo de garantir que pacientes em condição de acompanhamento de forma segura em suas residências possam retornar para os seus lares

Por Thianne Lira

O Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, foi contemplado com uma participação no Programa de Reabilitação de Pacientes Pós-Cuidados Intensivos promovido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Durante quatro meses, o HO terá o suporte do Hospital Alemão Osvaldo Cruz no acompanhamento e aprimoramento de processos, que vão desde a admissão de pacientes até a sua desospitalização e direcionamento ao serviço de atenção domiciliar.

O Programa de Reabilitação de Pacientes Pós-Cuidados Intensivos, que contempla a Sala Amarela e a Clínica Médica, tem o objetivo de garantir que pacientes em condição de acompanhamento de forma segura em suas residências possam retornar para os seus lares. Com isso, será possível aumentar o número de vagas nos leitos hospitalares, bem como promover uma melhora no quadro clínico e emocional desses pacientes, já que, comprovadamente, tendem a uma melhor recuperação quando estão no seu ambiente de rotina e junto aos familiares.

“Tudo está sendo feito em prol dos nossos pacientes que, além de poderem retornar mais rapidamente para suas casas, possibilitam que a unidade consiga acolher mais facilmente a outras pessoas que precisem dos serviços que prestamos”, afirma Marina Barbizan, líder Geral do HO. Ela ressalta ainda que o programa irá contribuir para que o HO tenha “uma equipe assistencial ainda mais qualificada”.

Jornal Nova Fronteira