Fundesis realiza capacitação para prestação de contas das instituições
  • Compartilhe:

Ascom Aiba

Representantes das entidades que realizam trabalho social em toda a região, participaram da Capacitação para Prestação de Contas dos projetos que foram contemplados com recursos no Edital Nº 01/2022, do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis). O curso foi realizado na manhã desta quinta-feira, 28, no auditório Aiba/Abapa, em Barreiras.

“A partir do Curso de Capacitação de Prestação de Contas é possível exemplificar e tirar todas as dúvidas relativas aos trâmites a serem seguidos pelas entidades após a aprovação dos projetos. Assim, visualizamos melhor as metas e expectativas das Associações/Entidades que representam a classe de atuação social em nossa região. Gratidão por esta troca de conhecimentos”, explicou a coordenadora do Fundesis, Aléssia Oliveira.

A coordenadora de projetos da Aiba, Ana Felípia, instruiu os representantes sobre o preenchimento correto dos formulários de prestação de contas e sanou dúvidas sobre a gestão dos projetos durante a aplicação dos recursos. “É gratificante contribuir com esta capacitação que irá orientar os gestores de instituições sociais contempladas a fazerem uso correto dos recursos aprovados pelo Fundesis e saber que esses investimentos serão convertidos em ações que beneficiarão pessoas carentes da nossa região”, destacou a coordenadora de Projetos da Aiba, Ana Felípia.

A capacitação orientou os representantes de instituições sociais a gerir corretamente os valores disponibilizados pelo Fundo. Nesse edital, foram contemplados 44 projetos em nove municípios do Oeste Baiano. Durante a programação, foi apresentado o manual orientativo e anexos exigidos pelo edital, e de forma dinâmica, os participantes puderam sanar as dúvidas relacionadas aos procedimentos para prestar contas do investimento.

“Surgiu a oportunidade de participar do edital. Nossa instituição qualifica as mulheres em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Queremos com os recursos aprovados neste edital equipar nosso auditório para eventos gerais”, afirmou a gestora da Casa da Mulher Barreirense, Ong Forte por ser mulher, Eliane Assunção. Da mesma opinião partilha a gestora da Miquei, Ivanete Souza Passos. “Eu vejo essa parceria com o Fundesis como uma oportunidade de crescimento das instituições, a maioria sem fins lucrativos, que dependem muito desse apoio, e essa parceria com o Fundesis proporciona essa liberdade e sustentabilidade”, concluiu Ivanete.

Também participaram da capacitação: o diretor financeiro da Aiba, Hélio Hopp, os gerentes do Banco do Nordeste Tony Ailton dos Santos (da Agência Barreiras) e Marcos Silva de Oliveira (de Relacionamento).

“Estou há 15 dias na região Oeste e tomando conhecimento dessa parceria com o Fundesis que gerou bons frutos. Contem conosco para continuarmos contribuindo com o desenvolvimento social da região”, disse o gerente geral do BNB, Tony Ailton dos Santos. “Estamos à disposição da Aiba, do Fundesis e das instituições sociais que nos procuram, na busca de dar o melhor atendimento”, complementou o gerente de relacionamento do BNB, Marcos Silva de Oliveira.

Jornal Nova Fronteira