Deputado Antonio Henrique incentiva criadora do Projeto Aqualuz
  • Compartilhe:

Anna Luisa Santos é uma jovem biotecnóloga, de 21 anos, graduada pela Universidade Federal da Bahia. Ela é criadora de um equipamento capaz de transformar a vida de milhares de pessoas que vivem em regiões que costumam sofrer com os efeitos da estiagem.

Ascom Antonio Henrique Júnior

Anna Luisa Santos é uma jovem biotecnóloga, de 21 anos, graduada pela Universidade Federal da Bahia. Ela é criadora de um equipamento capaz de transformar a vida de milhares de pessoas que vivem em regiões que costumam sofrer com os efeitos da estiagem. Trata-se do Aqualuz, um dispositivo capaz de desinfectar e purificar água estocada em cisterna, sem a utilização de compostos químicos, sem precisar de manutenção externa ou energia elétrica, usando apenas a radiação solar. A tecnologia já foi premiada na competição HackBrazil, realizada na cidade de Boston (EUA) e também ficou entre as finalistas da premiação Jovens Campeões da Terra, promovida pela ONU Meio Ambiente.

Nesta terça-feira, 09, Anna Luisa foi apresentada pelo deputado Antonio Henrique Júnior ao vice-governador e secretário desenvolvimento econômico da Bahia, João Leão, na expectativa de que ela consiga apoio governamental para a produção do equipamento em larga escala. “O Aqualuz está sendo enviado para uma avaliação detalhada do CEPED – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento, órgão vinculado a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Nós acreditamos que toda boa ideia seja sempre valorizada. E esse projeto tem um grande apelo socioambiental, podendo significar a independência de acesso à água potável para as famílias que vivem em áreas rurais”, pontuou o deputado.

Jornal Nova Fronteira