Publicada em 02/06/2015 às 21:48
Fonte Jornal Novoeste
No próximo 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, um momento para celebrar às dádivas que a natureza nos deu. Nesse quesito, a cidade de Barreiras foi privilegiada pelas belezas naturais que possui. Além do vasto e exuberante bioma cerrado, fazem parte dessas riquezas os rios majestosos, as belas cachoeiras, os vales férteis, as serras e a fauna imensurável, dentre outros.
Entretanto, é lamentável que na cidade ainda persista o esgoto a céu aberto, o desrespeito às áreas públicas, a sociopatia da poluição sonora, a sujeira visual. Estes e muitos outros problemas que fazem com que muitos moradores percam a esperança de que Barreiras não tem mais jeito, principalmente quando se fala em ambiente ecologicamente responsável e sustentável.
A complexidade da questão faz com que todos os agentes que compõem a sociedade estejam inseridos e comprometidos pelas buscas de soluções para os problemas que assolam a cidade. A arborização urbana tem um papel importante nesse contexto.
“A cada ano Barreiras se torna cada vez mais um cidade quente. Por isso, muito além de desempenhar apenas um papel estético na composição urbana, as árvores têm funções múltiplas que podem contribuir de maneira efetiva para melhorar a qualidade ambiental da cidade”, explica o empresário Dó Miguel. Acrescenta inda que na qualidade do ar que se respira no dia-a-dia, nas questões climáticas como amenizar o calor e na ambientação das áreas verdes, as árvores têm sua grande importância.
Cuidar do Meio Ambiente é responsabilidade de todos, mais ainda do poder público. No entanto, ao longo dos tempos temos testemunhado um verdadeiro descaso para com o meio ambiente de Barreiras. “Ao andarmos pela cidade deparamos com poucas ações da administração pública em prol de melhorias no meio ambiente de nossa cidade. As poucas árvores que ainda existem em Barreiras, foram plantadas na época do saudoso prefeito Baltazarino Andrade”, lembrou Dó Miguel.
Segundo Dó Miguel, Baltazarino foi o prefeito que mais fez por Barreiras e, pelo meio ambiente, não foi diferente, basta observar as ruas e praças do centro da cidade, mesmo algumas árvores sendo retiradas com as reformas realizadas pelos gestores que até então o antecederam, ainda resta bastante árvores, é só andar pelas ruas 19 de Maio, Presidente Vargas, as praças Cel. Celso, da Bandeira, Duque de Caxias, dentre outras.
O empresário não deixou de lembrar-se dos diversos barreirenses que também contribuem com o meio ambiente plantando árvores no meio onde moram, dentre eles, o ambientalista Durval Nunes. Ainda sobre os particulares, Dó Miguel ainda registrou in loco ações de empresários e moradores que se preocupam com o meio ambiente e, consequentemente, com a qualidade de vida dos moradores de Barreiras.
Assim, ante ao exposto, Dó Miguel deixa sua mensagem às diversas ações promovidas, tanto por gestores municipais como particulares, que muito contribuíram para o meio ambiente da cidade.
“Se pensarmos só em uma árvore, talvez para alguns fique a sensação de estarmos pensando pequeno. Mas se somarmos as árvores nos quintais, nos jardins, nas calçadas, nas avenidas, nos parques, teremos uma imensa massa verde na cidade, a sensação gratificante de estarmos trabalhando por um ambiente mais saudável, sustentável… Estaremos não só nos preocupando por uma melhor qualidade de vida no presente, e sim, na futura geração”, finalizou Dó Miguel.
0 Comentários