Como viver bem a semana Santa
  • Compartilhe:

Essa é uma semana especialíssima. Semana Santa é um momento de mais intensidade, de mais amor e mais entrega no caminho de Jesus. Eu gostaria de falar sobre como viver a semana Santa de uma forma mais intensa

Padre Ezequiel Dal Pozzo
contato@padreezequiel.com.br

Essa é uma semana especialíssima. Semana Santa é um momento de mais intensidade, de mais amor e mais entrega no caminho de Jesus. Eu gostaria de falar sobre como viver a semana Santa de uma forma mais intensa. Para muitos é um feriado; para outros, uma devoção; para o comércio é uma oportunidade de vendas; para outros, ainda, é um momento especial de meditação, oração e renovação da Fé. E para você, caro leitor, o que significa viver a semana Santa? Existe um jeito, um lugar, um momento especial no qual aprenderemos a viver a Semana Santa.

O Papa Paulo XI diz assim: “Se há uma liturgia que deveríamos encontrar todos juntos, atentos, solícitos e unidos para uma participação plena, digna, piedosa e amorosa, essa seria a liturgia das celebrações da Semana Santa. O motivo é claro e profundo, o mistério pascal que se encontra na Semana Santa, sua mais alta e comovida celebração, não é simplesmente um momento a mais do ano litúrgico, ele é a fonte de todas as outras celebrações, porque todas se referem ao mistério de nossa redenção”. Papa está dizendo: “As celebrações da Semana Santa são a fonte de todas as outras celebrações do ano”. Por isso, esse é o sentido de viver a Semana Santa. Fazer memória do Mistério do amor de Deus que se manifestou na entrega confiante de Jesus ao Pai, até a morte na Cruz. Significa ainda, celebrar o mistério do amor de Deus que sustentou Jesus em seu calvário e o ressuscitou, e o fez sentar-se à sua direita, constituindo-o como Cristo Senhor.

Viver a Semana Santa significa fazermos memória dessas ações maravilhosas de Deus. É estarmos revivendo todos esses fatos, de geração em geração. Cada um de nós é convidado a ver-se a si próprio com os olhos penetrantes da fé, como tendo ele mesmo estado lá no calvário na primeira Sexta-Feira Santa diante do sepulcro vazio e também na manhã da Ressurreição. Hoje todos nós somos convidados a acompanharmos o caminho de Jesus prontos a morrer na morte de Cristo e a ressuscitar em sua ressurreição. Será exatamente nesse caminho de Jesus que nós vamos viver de verdade, com intensidade a Semana Santa. Por isso, caro leitor, dê atenção a essa semana, viva bem!

Eu desejo uma semana muito especial a todos. Deus Abençoe você e seus dias.

Jornal Nova Fronteira