Barreiras em parceria com SPRB e Senar proporcionam capacitação para feirantes com aulas teóricas e práticas sobre manipulação de alimentos
  • Compartilhe:

Ao todo serão capacitados mais de 450 feirantes divididos pelos setores de derivados do leite, biscoitos e temperos; hortifrúti; restaurantes e lanchonetes; cereais, açougues e peixaria, que estarão recebendo informações teóricas e práticas no local de venda para que os alimentos e produtos cheguem de forma segura à mesa dos barreirenses

Fonte Dircom

Nesta segunda-feira, 21, os feirantes do segmento de temperos do Centro de Abastecimento de Barreiras na Feira Livre, iniciaram a capacitação “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Orientações Técnicas”, realizada no auditório da Escola Municipal Mirandolina Macêdo. Promovida pela Secretaria de Agricultura e Tecnologia com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e do Senar, a iniciativa integra uma série de ações que vêm sendo implementadas na maior feira livre do Oeste da Bahia, sob a orientação do Ministério Público Estadual e que conta com a parceria de diversas entidades com o objetivo maior de garantir a segurança alimentar de consumidores e feirantes.

Ao todo serão capacitados mais de 450 feirantes divididos pelos setores de derivados do leite, biscoitos e temperos; hortifrúti; restaurantes e lanchonetes; cereais, açougues e peixaria, que estarão recebendo informações teóricas e práticas no local de venda para que os alimentos e produtos cheguem de forma segura à mesa dos barreirenses. Na etapa de orientações teóricas, a veterinária e consultora do Senar, Jessica Souza Lima apresentou a cartilha preparada pela Secretaria de Agricultura de Barreiras, destacando as estratégias diárias com a higiene e manipulação dos produtos.

“Com a pandemia de Covid, reaprendemos novas regras de segurança e protocolos que precisam ser mantidos periodicamente para biossegurança das pessoas. Nessa capacitação, vamos focar nas boas práticas, como armazenar, acondicionar e transportar de forma correta os alimentos. O uso de equipamentos de segurança pessoal e higiene como aventais, toucas, embalagens plásticas, etiquetas, e nesta terça-feira, estarei acompanhando com a aula prática, a rotina dos feirantes de temperos na Feira Livre, com dicas e ajustes de conduta para melhorar a qualidade dos produtos, atendimento e, principalmente, a segurança alimentar dos consumidores”, disse a veterinária.

O feirante Francisco, que vende temperos há 34 anos na Feira Livre, atento às explicações, elogiou a iniciativa comentando a importância da capacitação, tanto para os trabalhadores como para os consumidores. “Todo dia é momento de aprender, de aprimorar e melhorar nosso trabalho. Eu vendo temperos há mais de 34 anos, e já passei por alguns cursos, mas acredito que todos precisam sim, buscar melhorias, se proteger, principalmente, porque pegamos em dinheiro, atendemos pessoas com gripe e sem máscara, além da limpeza do espaço onde se trabalha. Tudo isso reflete na qualidade da feira livre”, comentou o feirante.

O secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques, a subsecretária Manuela Maia e o vereador B.I Ayres acompanharam a primeira turma, destacando o compromisso da Gestão Municipal e parceiros para proporcionar acesso de informações e resultados positivos para o CAB.
“O Centro de Abastecimento de Barreiras tem recebido uma atenção especial, com estruturação, padronização, higienização, implantação do projeto Feira Segura, e agora, iniciamos mais uma capacitação para os feirantes com a expectativa de implantar uma metodologia de higiene e boas práticas de manipulação de produtos dentro das barracas. Esse é um compromisso firmado com o Ministério Público e contamos com diversas instituições parceiras, além disso, a capacitação também será um pré-requisito para a renovação dos novos termos de uso do espaço”, salientou o secretário.

As instruções seguem nesta terça-feira, 22, pela manhã com 4 horas de aula prática na Feira Livre e no período vespertino. Os feirantes do segmento de derivados do leite participam das aulas teóricas.

Jornal Nova Fronteira