Abapa promove “live” para esclarecer as regras para o Probahia
  • Compartilhe:

Trata-se de um programa de benefício fiscal que permite ao produtor rural, Pessoa Física ou Jurídica, o diferimento do ICMS na aquisição de bens de produção para implantação ou ampliação de projetos agropecuários ou plantas industriais, localizados na Bahia

Ascom Abapa

Uma “live” realizada pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), na terça-feira, 29, apresentou aos associados da entidade o Programa de Desenvolvimento da Bahia (Probahia). Trata-se de um programa de benefício fiscal que permite ao produtor rural, Pessoa Física ou Jurídica, o diferimento do ICMS na aquisição de bens de produção para implantação ou ampliação de projetos agropecuários ou plantas industriais, localizados na Bahia. O tutorial foi apresentado pelo coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Cristiano Penido.

De acordo com o coordenador, o programa concede isenção total de ICMS para máquinas e equipamentos importados diretamente para o estado, ou que sejam fabricados na Bahia. Já para as aquisições interestaduais, a isenção é a diferença entre a alíquota cobrada na Bahia e a do estado de origem.

“O Probahia é um programa antigo, concedido pelo Regulamento do ICMS (RICMS), mas ainda pouco conhecido dos produtores rurais. O acesso a este benefício é muito simples e os trâmites para a aprovação são relativamente rápidos”, explica Penido. Segundo ele, o interessado deve preencher uma carta-convite, que inclui um descritivo do projeto a ser instalado ou ampliado, com um cronograma de execução. “O pedido será encaminhado para o Conselho Deliberativo do Probahia, que se reúne a cada dois meses”, afirma. A próxima reunião do Conselho acontecerá no dia 26 de abril.

Pelas regras do programa, podem ser adquiridos bens como aeronaves agrícolas, tratores e outras máquinas e implementos usados na produção, equipamentos para usinas fotovoltaicas e termelétricas, dentre outros, como pivôs centrais para sistemas de irrigação e silos para armazenagem. “O pleiteante não pode possuir débito inscrito na Dívida Ativa, exceto se estiver com a exigibilidade suspensa”, acrescenta Cristiano Penido. Ele informa que atualmente cerca de oito projetos de produtores rurais estão sendo analisados.

“A Abapa trabalha muito focada em promover a rentabilidade do cotonicultor, e o conhecimento de programas como o Probahia é um grande passo para isto, na medida em que reduz os custos de produção, aumentando a receita do produtor. Temos certeza de que este instrumento fará uma grande diferença para aqueles que podem se habilitar a ele para implantar ou expandir os seus negócios”, afirma o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.

Jornal Nova Fronteira