4° BEC percorre cerca de 40 mil residências no combate ao Aedes Aegypti
  • Compartilhe:

No dia último dia 13 o 4° Batalhão de Engenharia de Construção concluiu mais uma fase da Operação Mão Amiga, atividade de enfrentamento a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Esta etapa correspondeu ao trabalho de esclarecimentos e visitação a população do município de Barreiras.

dengue

Por João Paulo Pinheiro

No dia último dia 13 o 4° Batalhão de Engenharia de Construção concluiu mais uma fase da Operação Mão Amiga, atividade de enfrentamento a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Esta etapa correspondeu ao trabalho de esclarecimentos e visitação a população do município de Barreiras.

A missão, realizada por todos os 220 mil militares do Exército Brasileiro, em suas respectivas guarnições, teve por finalidade realizar um aprofundamento do nível de conscientização da população quanto à gravidade do problema e da responsabilidade de cada cidadão na questão. Todo o efetivo do 4° BEC esteve de alguma maneira envolvido, desde o apoio logístico, até o contato direto com a comunidade barreirense, prestando esclarecimentos quanto aos procedimentos para evitar focos da doença, e distribuindo informativos contendo as medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor.

O Batalhão contou com a ajuda de diversos órgãos, dentre os quais a Prefeitura Municipal de Barreiras e a Universidade Federal do Oeste Baiano. Das 08h às 16h, os militares percorreram cerca de 30 mil residências na cidade.

A próxima etapa da missão ocorrerá entre os dias 15 e 18 desse mês, e consistirá na erradicação dos focos de proliferação dentro das residências urbanas, além dos terrenos baldios já identificados pelos militares e agentes de saúde durante a fase de esclarecimento. No entanto, nossos soldados não deixam de conscientizar que apesar dos resultados positivos que essa missão trará, a batalha deve ser diária, sendo dever de cada cidadão dar fim a qualquer poça de água parada, local onde o Aedes aegypti reproduz, gerando mais transmissores da dengue, zika vírus e chikunguya.

dengue1 dengue2 dengue3 dengue4 dengue5 dengue6 dengue7 dengue8

Jornal Nova Fronteira