3 maneiras de começar o ano renovando a casa – e gastando pouco
  • Compartilhe:

Quando um ciclo se encerra e outro começa, o desejo de mudança desperta. É natural, e até mesmo saudável. É como uma oportunidade de tentar novos rumos, buscar novos caminhos.

Legenda: A horta é uma forma barata que renovar alguns ambientes, trazendo cor e vida para a casa / Autor: cottonbro / Fonte: Pexels

Quando um ciclo se encerra e outro começa, o desejo de mudança desperta. É natural, e até mesmo saudável. É como uma oportunidade de tentar novos rumos, buscar novos caminhos. O ano novo é uma das datas que traz esse sentimento. Então, esse é um ótimo período para tirar algumas ideias da gaveta e colocar a mão na massa.

O lar é um desses campos da vida que pedem por mudança e organização. Porém, às vezes, o orçamento apertado acaba impedindo a casa de ganhar uma cara nova. Mas sabia que é possível renovar um ambiente inteiro gastando muito pouco? Basta estar disponível para executar uma pequena reforma. Confira:

Pintura geométrica

Você já viu aquelas paredes geométricas coloridas? Elas trazem bastante modernidade e vida para o cômodo. Pode até parecer que dá um trabalhão para executar, mas na realidade é muito simples de fazer esse efeito na sua casa. Você só precisa de fita crepe, massa corrida, as cores de tinta que desejar e os apetrechos para pintar a parede. As formas variam, mas é bastante comum as pessoas escolherem os triângulos. Porém, você ainda pode fazer círculos, quadrados, retângulos e, inclusive, misturar algumas formas. Tudo vai depender do gosto pessoal e da intenção. A parte bacana é que o investimento é baixo. Na maioria das vezes, uma lata pequena de tinta já é capaz de cobrir as demãos necessárias, tendo em vista que não será pintada uma parede inteira. Use sua criatividade e deixe a casa moderna com essa tendência.

Horta

Se tem algo que traz vida para o local e muda bastante um ambiente é a planta. Que tal dar uma funcionalidade para elas criando uma horta dentro de casa? – Mesmo que você more em apartamento. Ela não precisa ser grande, existem modelos de horta vertical que ocupam pouco espaço na parede (uma rápida pesquisa no Pinterest vai te trazer centenas de inspirações). Você pode colocá-la na cozinha ou quem sabe na varanda. E se você prefere uma horta no chão, também é possível fazê-la gastando pouco. Uma ideia é plantar as mudas em vasos e colocá-las nos degraus de uma pequena escada de madeira, por exemplo. Pode apostar que elas vão renovar o espaço que você escolher.

Boiseries

Gosta de algo mais clássico e requintado? Os boiseries são uma tendência super barata e de fácil execução. De acordo com artigos do portal especializado SweetestHome, essa é uma técnica francesa muito utilizada no século XVIII, por esse motivo trazem um ar de realeza para o ambiente. Você pode encontrar as molduras em madeira, isopor, cimento, gesso, plástico, entre outros. Isso torna o boiserie acessível, já que você pode escolher o material que cabe no seu bolso. É perfeita para paredes com tom neutro ou mais fechado. As molduras podem formar diferentes formas, tudo vai depender do seu gosto.

Com essas três dicas você pode renovar seu lar com pouco investimento. Comece focando em um cômodo por vez, em pouco tempo sua casa terá passado por uma grande mudança.

Jornal Nova Fronteira