Especialista dá dicas para manter a casa sempre em ordem

Publicada em 23/03/2020 às 15:09

Fonte: Unsplash.com

Manter a casa organizada diariamente pode ser uma tarefa difícil, mas você não precisa gastar todo o seu tempo nisso. Manter um lar limpo é menos sobre o tempo envolvido e mais sobre criar bons hábitos que você (eventualmente) começa a seguir instintivamente.

Claro que haverá momentos em que as coisas vão sair um pouco do controle e nem sempre será possível acompanhar a limpeza diária, mas, na maioria das vezes, seguir esse passos da personal organizer Raíssa Alvarez para manter a casa organizada costuma funcionar.

Comece fazendo a cama

Algumas pessoas pensam que arrumar a cama é uma perda de tempo, mas isso faz uma grande diferença na aparência geral e leva apenas alguns minutos. A experiência de começar o dia com o quarto organizado é outra. Para facilitar as coisas, simplifique sua roupa de cama o máximo possível.

Substitua o lençol de cima por um edredom com capa lavável. Se você gosta dos lençóis de cima, pode minimizar o número de travesseiros na cama ou usar um edredom grande o suficiente para não precisar dobrá-los.

Bata uma máquina de roupa por dia

Dependendo de quantas pessoas vivam na sua casa, talvez não seja necessário fazer isso todos os dias. Tente adquirir o hábito de colocar uma máquina para bater logo pela manhã. Se você trabalha fora de casa e não tem a chance de pendurá-la no varal antes de sair, deixe a máquina programada (se você tiver esse recurso) para que ela esteja pronta para secar quando você chegar em casa.

Como alternativa, coloque a carga na máquina pela manhã e ligue-a quando chegar em casa. Encontre um tempo para dobrar e guardar as roupas. Economize o tempo na tábua de passar roupa e escolha um bom vaporizador de roupas para passá-las rapidamente antes de usá-las.

 Contente-se com as coisas suficientemente limpas

Você quer que sua casa esteja relativamente limpa e arrumada, mas isso não significa que tudo deva estar perfeito. Tente seguir a regra 80/20, o que significa contentar-se com 80% da limpeza sendo feita. Se apegar a todos os pequenos detalhes que compõem os últimos 20% (como garantir que cada pedacinho de pó seja limpo do chão ou chegar a todos cantos empoeirados da casa) irá sugar a sua energia e ninguém além de você irá notar.

Esses lugares devem ser limpos, mas devem fazer parte de uma rotina de limpeza profunda e não da sua programação semanal regular de limpeza.

Priorizar

Nem toda a limpeza é realizada da mesma forma. Faça uma lista do que você gostaria de fazer e, em seguida, priorize o que precisa ser feito e o que pode esperar até o próximo dia ou dois. Dado o tempo disponível, anote suas 2 ou 3 principais metas de limpeza (seja realista) e se atenha a elas antes de tentar fazer outras coisas. Isso ajuda a manter o foco.

Envolva toda a família

Muitas vezes é mais fácil fazer o trabalho sozinho, mas gastar tempo para ensinar seus filhos a fazerem trabalhos apropriados à idade será melhor a longo prazo para todos. Comece fazendo com que seus filhos guardem suas coisas quando chegarem em casa, colocando a louça na máquina de lavar, limpando o quarto etc. – e adicione outras tarefas possíveis. É incrível a diferença que isso pode fazer na arrumação geral da casa.

Nas primeiras semanas em que você fizer isso, provavelmente precisará passar muito tempo com eles, mas com o tempo isso também passará a ser um hábito para eles e, eventualmente, poderá ser feito sem esforço.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br