Uma semana espetacular em Jericoacoara
  • Compartilhe:

Uma das praias mais belas do mundo, Jericoacoara se caracteriza pela brisa, areia branca e paisagem paradisíaca. Aproximadamente a 300 quilômetros de Fortaleza, capital do Ceará, é um dos destinos mais procurados por amantes do windsurfe, mas também por turistas brasileiros e estrangeiros a procura de paz e sossego.

Uma das praias mais belas do mundo, Jericoacoara se caracteriza pela brisa, areia branca e paisagem paradisíaca. Aproximadamente a 300 quilômetros de Fortaleza, capital do Ceará, é um dos destinos mais procurados por amantes do windsurfe, mas também por turistas brasileiros e estrangeiros a procura de paz e sossego.

Só a partir da década de 80 é que esta antiga vila de pescadores foi descoberta pelo turismo nacional e internacional. O nome, na língua tupi, significa ‘toca das tartarugas-marinhas’ e atualmente é o lugar ideal para poder relaxar e curtir um período de férias inesquecíveis.

A areia branca e a paisagem de Jericoacoara deslumbram a qualquer um. Descansar em redes ou espreguiçadeiras num mar de águas claras e quentes transforma a viagem numa experiência única.

Há alguns lugares que devem ser conhecidos pelos viajantes: a Lagoa do Paraíso, que possui bares flutuantes; andar durante 30 minutos até a Pedra Furada, o cartão postal de Jericoacoara; as dunas do local, que permitem um pôr do sol espetacular.

Acontece que Jericoacoara fica num Parque Nacional espetacular, com quilômetros de dunas e um mar de águas cristalinas de tirar o fôlego! Impossível não se apaixonar pelo lugar!

Percorrer as principais ruas –Rua São Francisco, Rua das Dunas, Rua do Forró e Rua Principal- é uma tarefa divertida, porque tudo acontece exatamente lá. Portanto, exercício, passeios, compras, tudo é possível para fazer caminhando.

Outro ponto importante deste destino é que permite observar tanto o amanhecer quanto o pôr do sol no mar, porque pela geografia, tem mar tanto para o leste quanto o oeste. Essa mesma geografia impede a chegada em qualquer veículo que não seja 4×4. Por isso, quem chega de outros estados ou países, deverá pegar transfer desde o aeroporto de Fortaleza ou alugar uma 4×4 desde Jijoca. Vale a pena qualquer esforço para conhecer este paraíso no nordeste brasileiro!

A época para viajar a Jericoacoara vai depender do interesse do viajante quanto ao que deseja fazer. Existem duas temporadas bem diferentes uma da outra: desde janeiro até junho, o clima é úmido, com muita chuva. É considerada a temporada “baixa”. Já a temporada “alta” é entre julho e dezembro, quando há muito vento, o que é ideal para quem pratica windsurf, por exemplo. Mas o clima é sempre bom para curtir a praia, relaxar, e viver uma experiência inesquecível.

Existem diversos pacotes para Jericoacoara, com pousadas, vilas e hotéis para todos os gostos. É importante ainda saber que não há bancos neste destino, mas tudo pode ser pago com cartão de débito ou crédito. E levar tênis e chinelos é importante, porque todas as ruas são de areia.

Para quem gosta de uma aventura extra, alugar um buggy para passear pelas dunas é uma excelente opção. De resto, é só relaxar, curtir e ser feliz!

Jornal Nova Fronteira