Todos contra a Dengue: Prefeitura de Barreiras inicia Ações de Mobilização no combate às arboviroses
  • Compartilhe:

Nesse primeiro momento, o mutirão iniciou pelo bairro Barreirinhas e Vila dos SAS com a atuação de 20 Agentes Comunitários de Saúde e soldados do 4º BEC e ainda, 53 Agentes de Endemias estarão envolvidos nessas ações

Fonte Dircom

A Prefeitura de Barreiras, por meio das Secretarias de Saúde e de Infraestrutura, deu início nesta terça-feira, 20, às Ações de Mobilização “Todos contra a Dengue” objetivando fortalecer o combate às arboviroses na Capital do Oeste. O ponto de encontro aconteceu no Parque Multiuso Dom Ricardo Werberberger, bairro São Pedro, e contou ainda com o efetivo do 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), que este ano reforça o trabalho em parceria com a Prefeitura no combate, principalmente, ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika, chikungunya e a febre amarela.

Participaram do lançamento das Ações de Mobilização “Todos contra a Dengue”, o prefeito Zito Barbosa; a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues; secretário de Infraestrutura, João Sá Teles; comandante do 4º BEC, tenente coronel Erevelton Kosciureski; coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Andrea Manheze; coordenador da Atenção Básica de Saúde, Ari Donizete; os vereadores Otoniel Teixeira, Teteia Chaves, Valdimiro José e Francisco Sobrinho, além de demais secretários e subsecretários municipais, Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes Comunitários de Endemias.

Segundo a secretária Jamile Rodrigues, através de um cronograma preestabelecido pela equipe de Centro de Controle Zoonoses, serão realizadas visitas de casa em casa, com o objetivo de alertar e conscientizar os moradores da necessidade de prevenção com a eliminação dos focos de reprodução do mosquito Aedes Aegypti. As Ações de Mobilização, segundo o secretário João Sá Teles, contarão com todo equipamento necessário, como tratores, minicarregadeira, motoniveladora, caçambas, caminhão-pipa, caminhões do exército e equipe manual quando necessário.

Nesse primeiro momento, o mutirão iniciou pelo bairro Barreirinhas e Vila dos SAS com a atuação de 20 Agentes Comunitários de Saúde e soldados do 4º BEC e ainda, 53 Agentes de Endemias estarão envolvidos nessas ações. “Agradecemos a oportunidade de mais uma vez contribuir com a população de Barreiras. Desde 1972 estamos contribuindo com essa população acolhedora e hoje nessa ação, fazendo o que é mais importante, que é o trabalho preventivo contra a dengue junto com a Prefeitura de Barreiras. Esse projeto está muito bem planejado e estamos à disposição para mais esse enfrentamento”, pontuou o comandante do 4º BEC, tenente coronel Erevelton Kosciureski.

Segundo o gestor municipal, neste período de maior incidência de chuvas na região, a tendência é o crescimento dos focos do mosquito transmissor dessas doenças, por isso, que o trabalho preventivo deve estar alinhado ao cuidado individual de cada morador de Barreiras.

“Ao longo de todo ano nossas equipes de Endemias e Agentes Comunitários realizam esse trabalho de prevenção, com orientações e monitoramento no combate às arboviroses, mas nesse período chuvoso na região, esse olhar cuidadoso fica ainda mais em evidência. Iniciamos hoje as Ações de Mobilização tanto para fiscalizar pontos que possam ser locais de proliferação do mosquito, como para orientar a população sobre as consequências dessas doenças e pedir a contribuição de cada um nessa luta. Todos os bairros receberão essa atenção, conforme o cronograma coordenado pela Secretaria de Saúde. Agradeço essa parceria de todos, dos nossos vereadores, do 4ºBEC, e das equipes da saúde e infraestrutura que estarão à frente dessa ação”, destacou Zito Barbosa.

Jornal Nova Fronteira