Barreiras: 80 novos casos de Covid confirmados, 21 suspeitos, 15 internados e 324 em isolamento domiciliar
  • Compartilhe:

A cada dia que passa novos números mostram que as carreatas e caminhadas políticas podem estar gerando uma nova onda de transmissão do coronavírus na cidade, e apesar da gravidade, a Prefeitura de Barreiras continua publicando decretos com maiores flexibilidades na cidade, numa mostra que, devido a proximidade das eleições, o prefeito está refém do comércio

Apesar de Barreiras registrar o índice acima de 92% de pessoas curadas da Covid-19, o aumento significativo de casos confirmados em outubro, mostra que ainda estamos longe do ideal. A cada dia que passa novos números mostram que as carreatas e caminhadas políticas podem estar gerando uma nova onda de transmissão do coronavírus na cidade, e apesar da gravidade, a Prefeitura de Barreiras continua publicando decretos com maiores flexibilidades na cidade, numa mostra que, devido a proximidade das eleições, o prefeito está refém do comércio. A irresponsabilidade que temos presenciado nesta campanha política pode muito bem ser dividida entre os candidatos, como com a população, que como gado indo para o abate, com bandeloras em mãos, saem atrás de seus escolhidos, sem se preocupar com sua própria saúde, bem como a de seus familiares.

No boletim de ontem, 23, a Prefeitura de Barreiras divulgou que 80 novos casos de Covid-19 foram confirmados e tratam-se de 47 pessoas do sexo feminino, com idades entre 05 e 75 anos. Destas, 30 são sintomáticas, 11 tiveram contato com caso confirmado, sendo duas profissionais de saúde, e seis preencheram requisitos para coleta. E 33 pessoas do sexo masculino, com idades entre 01 e 73 anos. Destes, 24 são sintomáticos, e quatro tiveram contato com caso confirmado, sendo um profissional de saúde, e cinco preencheram requisitos para coleta. Dos 80 casos positivos, 44 foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 39 dos 84 que testaram negativo, totalizando 83 que não foram diminuídos dos 157 que aguardavam resultado.

O município informou também que ontem foram identificados 21 novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 13 pessoas do sexo feminino com idades entre 21 e 81 anos, e oito pessoas do sexo masculino com idades entre 24 anos e 72 anos.
A Secretaria de Saúde registra atualmente 5.458 casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 5.029 estão recuperados, 324 estão em isolamento domiciliar, 15 estão internados, e o município registra 90 óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 97. Taxa de ocupação dos leitos de UTI’s volta a subir e agora é 50%.

Barreiras contabiliza hoje 14.228 casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 7.646 casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Jornal Nova Fronteira