Sojicultores baianos cadastrados em plantio antecipado iniciam semeadura
  • Compartilhe:

A expectativa é que sejam plantados um total de 2 milhões de hectares de soja na região Oeste da Bahia na safra 2023/24, sendo que destes, 60 mil hectares em período de plantio antecipado

Ascom Aiba

Conforme calendário estabelecido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), pelo qual determinou que os produtores de soja por meio da Portaria Nº 060 de 10 de julho de 2023, antecipassem o plantio da soja para o dia 1º de outubro, no Oeste baiano, sojicultores iniciaram o plantio do grão que é o carro chefe da produção na região.

Tradicionalmente, o período do vazio sanitário é iniciado em 1º de julho e encerrado em sete de outubro. De acordo com o gerente de Agronegócios da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Aloísio Júnior, “a expectativa é que sejam plantados um total de 2 milhões de hectares de soja na região Oeste da Bahia na safra 2023/24, sendo que destes, 60 mil hectares em período de plantio antecipado”.

Anualmente, o cadastro de antecipação do plantio é seguido pelos agricultores tomando por base projeções técnicas que apontam não haver riscos no aumento da ocorrência de doenças, como a ferrugem asiática, em caso da antecipação em uma semana. “Nessa área de 225 hectares estamos plantando soja em cima de palhada de sorgo e temos outras áreas com palhada de milho, que possibilita a amenização da temperatura do solo e retenção da umidade. Começamos o plantio nas áreas irrigadas, foi feito todo um planejamento e as perspectivas são as melhores possíveis, esperamos produzir bem. O plantio antecipado tem uma característica de produzir mais, por isso a cada ano optamos em antecipar e dar a largada em 1º de outubro”, disse o gerente da Fazenda Campo Aberto, André Luiz Pereira.

Técnicos da entidade agrícola estão em campo acompanhando a antecipação do plantio e orientando os produtores rurais. “A antecipação do plantio equivale ao período do dia 1º a sete de outubro. A partir do dia oito, o produtor, tanto de irrigado, como de sequeiro pode proceder com a semeadura sem precisar de cadastro. Estamos acompanhando e monitorando a semeadura dessa safra e a expectativa é que tenhamos bons números e boa produtividade”, complementa o analista de campo da Aiba, Gabriel Juchem.

Jornal Nova Fronteira