Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães terá representante na etapa nacional do Programa CNA Jovem 2016
  • Compartilhe:

O Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) terá representante na etapa nacional do Programa CNA Jovem 2016, que acontece no mês de julho deste ano, em Brasília, com o objetivo de ampliar a participação de jovens com potencial de liderança no setor agropecuário.

sindicato

Ascom SPRLEM

O Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) terá representante na etapa nacional do Programa CNA Jovem 2016, que acontece no mês de julho deste ano, em Brasília, com o objetivo de ampliar a participação de jovens com potencial de liderança no setor agropecuário. Débora Cristine Strassburger foi uma das cinco finalistas na etapa estadual no último dia 5 de junho, em Salvador, oportunidade em que apresentou o projeto ao presidente da CNA e do Sistema Faeb/Senar, João Martins.

Com o seu projeto, a jovem luiseduardense pretende aumentar a segurança jurídica do produtor do oeste baiano por meio da formação de uma equipe composta por advogados e engenheiros (ambientais, florestais e de segurança no trabalho). A ideia é gerar um banco de dados com as informações atualizadas e difundir esses conhecimentos aos produtores através de cursos, de palestras, de divulgação em matérias nos veículos de comunicação e de um site para este fim. “Eu trabalho na área burocrática de nossa propriedade e vejo que as legislações ambiental e trabalhista mudam constantemente. Isso faz com que os produtores fiquem, muitas vezes, sem saber onde encontrar essas informações. Com o meu projeto, o produtor saberá localizar essas atualizações e fortaleceremos o vínculo entre o sindicato e o produtor rural”, justificou a jovem.

A participação da jovem na etapa estadual se deu após recomendação do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, que podia indicar dois candidatos que atendessem aos critérios do programa, tais como: idade de 22 a 30 anos; ensino superior completo em qualquer área; afinidade e interesse pelo setor rural; características potenciais de liderança; clareza de ideias; capacidade de persuasão e entusiasmo. “O Sindicato buscou informações junto às professoras Ana Grenho e Raquel, da FAAHF, sobre ex-alunos já formados que tivessem o perfil do programa. Fui recomendada então para participar da etapa estadual. Fiquei muito feliz por ter conseguido representar bem o nosso sindicato e ter correspondido positivamente às pessoas que confiaram em mim e me indicaram para participar do programa”, disse a jovem engenheira agrônoma. André Walker, também de Luís Eduardo Magalhães, foi outro jovem indicado pelo sindicato. O engenheiro agrônomo participou da etapa estadual, mas não prosseguirá para a etapa nacional.

A etapa estadual

A etapa estadual selecionou 20 jovens que participaram de encontros presenciais e que apresentaram um plano de ação que envolvesse aspectos de liderança, voltados para um desafio do município ou região onde vivem, sempre com o objetivo de melhorar a vida dos produtores rurais e o desenvolvimento do setor agropecuário. Apenas três jovens seguiriam para a etapa nacional, mas devido ao alto nível dos projetos, permitiu-se cinco finalistas na etapa estadual. Além de Débora Cristine Strassburger (Luís Eduardo Magalhães), José Vicente Pires Neto (Camacan), Tarcia Carielle Miranda Dantas Nunes (Miguel Calmon), Mateus Amorim Vieira Aleixo (Nova Canaã) e Samir Dultra Abdalla (Baixa Grande) devem concorrer à etapa nacional, representando a Bahia.

Para o presidente da CNA e do Sistema Faeb/Senar, João Martins, mais do que aumentar a participação dos jovens, o programa despertará no jovem o senso de responsabilidade de que ele é o protagonista da mudança. “Vocês serão responsáveis pelas transformações necessárias para que a Bahia e o Brasil exerçam sempre papel de protagonistas na produção mundial. E para isso é preciso muito trabalho e atenção, pois essas transformações acontecem de forma cada vez mais rápida. Por isso, sejam provocadores de mudanças em seus municípios. Assumam o papel de líderes. Isso é fundamental para termos um futuro ainda mais promissor”, encerrou.

Jornal Nova Fronteira