Seminário debate tendências do varejo em Barreiras
  • Compartilhe:

Maria de Fátima Figueiredo é empresária há 22 anos no ramo de vidraçaria com a empresa Arte Final em Barreiras, Oeste da Bahia. Com o intuito de aprimorar ainda mais os conhecimentos sobre o mercado do varejo, ela foi uma dos 120 participantes do Seminário Tendências do Varejo:

sebrae

Por Luciane Souza

Maria de Fátima Figueiredo é empresária há 22 anos no ramo de vidraçaria com a empresa Arte Final em Barreiras, Oeste da Bahia. Com o intuito de aprimorar ainda mais os conhecimentos sobre o mercado do varejo, ela foi uma dos 120 participantes do Seminário Tendências do Varejo: O Que Muda Na Sua Empresa?. O evento foi realizado pelo Sebrae em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras (CDL).

Maria conta que “o seminário foi uma excelente oportunidade para que os empresários do comércio varejista tenham acesso a algumas informações voltadas para a inovação, sem que haja a necessidade de um investimento elevado”.

O evento foi aberto na noite da última terça-feira, 12, com a palestra do empreendedor e publicitário, Luiz Marinho. Ele, que tem larga experiência no segmento de comunicação varejista, abordou temas como o uso de mídias sociais, marketing de influência, inovação e tecnologia no varejo e tendências do comportamento do consumidor.

sebrae1

O palestrante frisou a importância de se buscar e conhecer as ferramentas de inovação e tecnologia disponíveis no mercado e que são acessíveis para o setor varejista. “Há itens imprescindíveis para o sucesso de qualquer empresa, seja qual for o porte, como ter uma equipe treinada, informada e motivada, além de ter bons controles de estoque, atenção às necessidades do cliente, comunicação, atendimento personalizado e possuir presença digital”.

A programação do evento contou também com workshops sobre gestão de pessoas, vendas por meio das redes sociais, controle de estoque e  custos e formação do preço. Os encontros aconteceram nos dias 13 e 14.

sebrae2

A empresária da D’Bertunes Óticas e Presentes, Divanísia Bertunes Silva, aprovou as capacitações. Para ela, é preciso ter dinamismo para acompanhar a evolução do mercado. “A empresa do futuro deve se adaptar às mudanças, inovar, buscar diferenciais, entender o que o cliente quer, focar em resultados e estar integrada com o mercado. Os clientes estão mais bem informados, exigentes, práticos e apressados”, disse.

O evento atendeu as expectativas e os workshops empresarias nas áreas de gestão de pessoas, marketing digital e finanças foram muito bem aceitos pelos empresários, segundo o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso. “É preciso que os empreendedores estejam atentos às novidades e analisem sobre as oportunidades de mercado utilizando ferramentas da inovação”, concluiu.

Programação

O seminário fez parte da programação de abril realizada pelo Sebrae voltada para o segmento de moda, acessórios e vestuário. Os interessados podem ainda participar dos cursos sobre dicas práticas para montagem de vitrines e exposição de produtos, no dia 19, das 14h às 17h e das 19 às 22h, com investimento R$ 50, e planejamento estratégico para microempresas, de 25 a 29 de abril, das 19h às 22h, no auditório do Sebrae, com investimento de R$ 100.

Dentro da programação, acontecem também capacitações gratuitas, como a Oficina de Crédito, no dia 26, às 14h, no auditório do Sebrae, a palestra “Gestão Financeira para Empresas Avançadas”, às 19h, na CDL e o Workshop de Inovação, no dia 27, das 14h às 17h, também no Sebrae.

Jornal Nova Fronteira