Semeando a transformação. Prazo para submissão dos trabalhos para o Concurso Conhecendo o Agro 2023 termina em 31 de outubro
  • Compartilhe:

O programa é uma iniciativa da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e foi lançado em 2019, como uma proposta pedagógica que contribui para aproximar o campo e a cidade, nas escolas dos municípios do Oeste da Bahia

Ascom Abapa

Semeando a transformação. É com este tema mobilizador que alunos do Ensino Fundamental I e II, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as escolas participantes, em 2023, do programa Conhecendo o Agro, se preparam para concorrer aos prêmios do Concurso Conhecendo o Agro 2023. O programa é uma iniciativa da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e foi lançado em 2019, como uma proposta pedagógica que contribui para aproximar o campo e a cidade, nas escolas dos municípios do Oeste da Bahia. O objetivo é levar para as salas de aula um pouco da realidade das fazendas, o grande motor econômico da região. O concurso é a etapa que coroa as atividades paradidáticas do programa ao longo do ano, e, além de reforçar os conceitos abordados nas aulas, ajuda a estimular a criatividade entre os participantes. Nesta edição, a Abapa vai disponibilizar mais de R$30 mil em prêmios, que serão distribuídos entre os três melhores trabalhos, nas categorias definidas em edital. O prazo para submissão dos trabalhos encerra no dia 31 de outubro. Já a cerimônia de premiação será realizada no dia 07 de dezembro, em Luís Eduardo Magalhães.

Este ano, participam do programa Conhecendo o Agro, 78 escolas de dez municípios da região Oeste da Bahia: Angical, Baianópolis, Wanderley, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Cristópolis, Corentina/Rosário, Cocos e Riação das Neves. Desde que foi criado, cerca de 40 mil alunos e 1,5 mil professores já passaram pela iniciativa.

Na categoria Estudante, que compreende os alunos do Ensino Fundamental I e II, além do EJA, os alunos do Fundamental I estão encarregados de apresentar uma fotografia que represente de forma significativa o agro e o seu poder transformador. Os estudantes do Fundamental II concorrerão com um poema, que remeta aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e os alunos da EJA trabalharão a frase mobilizadora com um desenho.

Para a categoria Professor, o desafio aos concorrentes será a apresentação do melhor portfólio com os trabalhos desenvolvidos com os alunos em sala de aula, ao longo do ano. Por fim, na categoria Escola as instituições irão disputar apresentando um projeto desenvolvido em conjunto, com propostas de desenvolvimento de trabalho, os conceitos e materiais do programa Conhecendo o Agro, mesmo que o projeto não tenha sido implementado.

“O programa Conhecendo o Agro é uma prioridade da Abapa. Nós vivemos numa região movida pela produção agropecuária e todo o complexo de cadeias produtivas que compõem o que chamamos de agronegócio. Ainda assim, não é raro que muitos dos moradores locais sequer tenham ideia de que fazem parte deste contexto. O programa ajuda a diminuir a distância entre a teoria e a prática, potencializando o ensino convencional. Esperamos que todos se empenhem muito, pois o melhor prêmio de todos é o conhecimento que se adquire”, afirma Luiz Carlos Bergamaschi.

Jornal Nova Fronteira