Sarau Amorosidade e Esperança faz homenagem a Paulo Freire
  • Compartilhe:

O Sarau da ABL tem sido um espaço para manifestações artístico-literárias da sociedade barreirense, configurando um espaço multicultural

Ascom ABL

Um encontro comemorativo para encerrar o ciclo de saraus realizados pela Academia Barreirense de Letras (ABL) neste ano vai marcar também atividade festiva para fechar a segunda edição do projeto: ‘Pedagogia freireana: diálogo, esperança e amorosidade para o fortalecimento da educação democrática’.

A expectativa é de poesia música, teatro, depoimentos, relatos, entre outros, com a participação de confreiras e confrades da academia, estudantes, professores, simpatizantes das artes, que vão movimentar a sede da instituição, na praça Duque de Caxias (do Coreto) no Centro Histórico, dia 26 de novembro a partir das 19h.

De acordo com o professor e escritor, membro da ABL, Théo de Araújo Santos, “o Sarau da ABL tem sido um espaço para manifestações artístico-literárias da sociedade barreirense, configurando um espaço multicultural. Temos visto apresentações de obras inéditas que retratam a cultura local e regional”, pontuou.

Ele, que faz parte da comissão organizadora do evento, destacou que obras apresentadas nos saraus também tiveram espaço para críticas sociais, “mas acima de tudo com respeito e com a leveza que só a arte é capaz de proporcionar”.

A quantidade e diversidade de pessoas também vêm crescendo a cada edição do evento, “que já entrou para o calendário da cidade”, observou, salientando que “o formato livre das apresentações e das temáticas, tem dado oportunidade aos presentes do contato com o inusitado”.

“Com o espírito de celebração, confraternização e homenagens, a coordenação do projeto (Pedagogia freireana: diálogo, esperança e amorosidade para o fortalecimento da educação democrática) juntamente com as instituições parceiras convidam a todas as pessoas para este momento de congraçamento”, afirmou a professora/doutora em Educação, Marilde Queiroz Guedes.

Ela coordena o projeto de extensão pelo Campus IX da Universidade Estadual da Bahia (Uneb/Barreiras) e como escritora também é membro da ABL. A academia é uma das parceiras da iniciativa que aprofunda o conhecimento da obra freireana, junto com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), o Instituto Federal da Bahia (Ifba/Barreiras) e o Observatório do PNE no Território do Rio Grande.

SORTEIOS – O momento também encerra a ação promovida pelo Projeto de disseminação cultural e humanidades Quintal do Mário, com sorteio de uma rifa que arrecada recursos para aquisição de cestas básicas destinadas para artistas plásticos. O prêmio é uma mandala do artista plástico e poeta, membro fundador da ABL, Ataliba Campos (em memória).

Outra iniciativa do projeto, coordenado pelo músico e ativista cultural Mário Sérgio Araújo, será o sorteio de um relógio Mirvaine, com doação da Star Cell Presentes.

A campanha, que tem ainda apoio da ABL e da InforTV, foi lançada no Instagram do Quintal do Mário para promover o programa cultural focado na arte e cultura. Para participar basta clicar e seguir as regras no link https://www.instagram.com/p/CgkXTJ1p9Gv/?igshid=MDJmNzVkMjY=
Vale destacar que o Quintal do Mário é um dos parceiros da academia na realização do sarau mensal, assim como o Grupo Irmãos Ribeiro, a Prefeitura de Barreiras, a Supera – Ginástica para o cérebro e o Instituto São Francisco de Arte e Cultura (Isfac).

Jornal Nova Fronteira