Santana realiza Semana Pedagógica 2016
  • Compartilhe:

Aconteceu no último dia 22, a abertura da Semana Pedagógica de Santana, município localizado no Oeste da Bahia. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, no salão de eventos da Sociedade Operária de Santana, a Semana Pedagógica teve como tema 'Educação: Fragilidades, Desafios e Possibilidades', e contou com a presença de professores da Rede Municipal de Ensino e servidores da Educação.

santana

Por Sancler Queiroz

Aconteceu no último dia 22, a abertura da Semana Pedagógica de Santana, município localizado no Oeste da Bahia. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, no salão de eventos da Sociedade Operária de Santana, a Semana Pedagógica teve como tema ‘Educação: Fragilidades, Desafios e Possibilidades’, e contou com a presença de professores da Rede Municipal de Ensino e servidores da Educação.

Fizeram parte da Mesa da Solenidade os secretários municipais Anair de A. Vilas Cavalcante (Educação); Sebastião Júnior (Planejamento); Rejane Cardoso Calado (Cultura); Diene Reis (Finanças); Miguel Alves (Projetos); Rita Flores (Saúde); as professoras Cássia Barbosa Nascimento, Rosileide  da Silva, Lúcia Helena Araújo, Silande Castro de Alquina, Regina A. Nascimento, Elza S. Ledo Queiroz, Neurimar Gomes Frota, Ivonete Vasconcel e Sirleide Rego Tonhá, representando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I, as Turmas Multisseriadas, o Ensino Fundamental II, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Atendimento Educacional Especializado [AEE], os coordenadores pedagógicos, os diretores escolares e cice-diretores, respectivamente.

A secretária de Educação cjustificou a ausência do prefeito Dr. Wilson que se estava ausente devido a compromissos agendados anteriormente.

Ela disse que este é o seu quarto ano à frente dos destinos da Educação em Santana e agradeceu ao prefeito por dar-lhe oportunidade de desenvolver um trabalho voltado para a melhoria da realidade educacional do município. Falou ainda das conquistas durante todo esse tempo com a intensa colaboração da sua equipe de trabalho, e reafirmando a confiança em continuar contribuindo no que for possível para melhorar cada vez mais a Educação e pediu a todos evitar desavenças, pois, é melhor fazer sempre o bem.

Anair de A. Vilas Cavalcante comentou ainda que o ensino da Rede Municipal tem tido grande evolução e aprova disso é a procura por mais vagas, que foi e têm sido constantes, tanto que no período de matrículas, alguns pais passaram noites na fila para garantirem vagas para os seus filhos.

“Algumas ações são consideradas significativas e impactantes como o investimento na formação da coordenadora e dos orientadores de estudo do PNAIC-PACTO, a formação continuada dos professores alfabetizadores, coordenadores pedagógicos, formação continuada para os professores das turmas multisseriadas, adesão também aos programas Mais Educação, Formação Pela Escola, Pacto com o Município Pela Alfabetização, ao Proinfância, entre outros”, disse a secretária, ressaltando que foram feitas melhorias em infraestruturas e ampliações em algumas escolas e a construção de um prédio, o da Escola ‘Henrique Ferreira da Silva’, na comunidade do Brejinho. Foram também adquiridos três ônibus escolares nesta gestão.

A secretária afirmou ainda que foi feita uma aquisição de uma sala para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no distrito de Porto Novo e tem-se perspectivas de se conseguir junto ao MEC mais duas unidades até o meio deste ano.

No decorrer do seu pronunciamento, a secretária elencou as mais variadas atividades da sua pasta e fez questão de afirmar que todas as conquistas tiveram participações dos porteiros, auxiliares de limpeza, dos secretários, coordenadores, diretores escolares e parabenizou a todos pela persistência e compromissos assumidos, e por isso, está com a educação de Santana.

A secretária de Finanças,  Diene Reis, disse que está há 11 anos na administração municipal e que sempre se colocou à disposição para tirar dúvidas no seu setor e também desejou a todos uma boa Semana Pedagógica.

Já o secretário de Planejamento, Sebastião Ferreira, referiu-se sobre o terço de férias que em alguns municípios são pagos entre os meses de julho e agosto, mas constam em pesquisas que há municípios que pagam em janeiro, que no caso de Santana, se torna inviável, no começo do ano devido aos pagamentos dos 13º Salários e ao piso que ocorrem nesse período e até sugeriu que fosse feito 1/6 em julho e outro 1/6 em janeiro. Adiantou que a folha do Fundeb ao magistério de Santana ultrapassa a cifra de 1 milhão/mês, e que segundo o censo escolar de 2015, o município tem 4.496 estudantes, e para 2016 os recursos previstos para cada aluno é de algo em torno de R$ 2.739,00/aluno.

A programação da Semana Pedagógica 2016 teve como palestrante Luiz Ricardo Braga e participações de mediadoras em vários conjuntos de temas.

A secretária de Educação reafirmou que o objetivo maior é de proporcionar uma educação de qualidade voltada para garantir um aprendizado de excelência aos nossos alunos.

Jornal Nova Fronteira