Saber falar e saber calar
  • Compartilhe:

Você já parou para pensar na importância de estar em silêncio? Você pode estar se perguntando: "O silêncio é realmente necessário? Todo mundo fala, todo mundo precisa falar, todo mundo quer expressar aquilo que sente, aquilo que pensa, aquilo que experimenta.

Padre Ezequiel Dal Pozzo
contato@padreezequiel.com.br

Você já parou para pensar na importância de estar em silêncio? Você pode estar se perguntando: “O silêncio é realmente necessário? Todo mundo fala, todo mundo precisa falar, todo mundo quer expressar aquilo que sente, aquilo que pensa, aquilo que experimenta. Hoje mais ainda pelas redes sociais, cada um quer expor a sua ideia, cada um comenta, cada um critica, cada um dá a sua opinião e todo mundo tem a sua opinião. Mas será que esse mundo – que fala tanto, que na verdade é prolixo, tem pessoas que são muito prolixas, falam muito, falam tudo, querem sempre estar na frente, na fala, na exposição, quando tem uma roda de conversas – é saudável? Será que esse mundo barulhento faz bem? Veja que as nossas palavras têm poder, mas também o silêncio tem poder. Por isso, falar muito talvez não seja bom e não falar nada também. Essa noção do silêncio e da fala é muito importante. Nós percebermos como agimos no mundo de hoje porque nós somos contaminados por esse mundo que fala muito e muitas vezes nos enganamos em pensar que as nossas palavras é que não vão ter o efeito suficiente e vão ser importantes mais do que o nosso silêncio.

Por isso, aprender a fazer silêncio também faz bem e esta é uma tarefa que Jesus também ensinou para os discípulos. Ele disse para os discípulos: As palavras que vos digo, não as digo por mim mesmo, o Pai que habita em mim é que realiza suas obras. Ou seja, Jesus falava, mas certamente não falava muito e nem o tempo todo. E quando ele falava, ele dizia: “Eu falo aquilo que escuto o Pai falar”, vinha muito do silêncio, da meditação, da ponderação, de saber dizer a palavra certa na hora certa, de não estar tagarelando o tempo todo. Jesus é a palavra feita carne. Entra na história, Jesus diz, saí do Pai e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e volto para o Pai. Eu vou preparar para vocês um lugar. E onde eu estiver, quero que vocês estejam também.

Por isso, caro leitor, essa reflexão sobre falar e calar é para que você pense como você age. Você é uma pessoa que fala demais, ou você é uma pessoa que cala demais? Ou você sabe fazer o teu momento de meditação, de interiorização, de sintonia com você mesmo, com Deus, e sabe dizer a palavra na hora certa para o filho, para a esposa, para o esposo, para a pessoa que trabalha com você, você tem uma palavra boa? Quando saem palavras da sua boca, não são palavras em vão. Pensemos nisso, sobre o poder também de silenciar e não só falar.

Jornal Nova Fronteira