Riachão das Neves comemora Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde
  • Compartilhe:

Na última sexta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Saúde do município Riachão das Neves, na região Oeste do estado, promoveu um café da manhã para celebrar o dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde

riachao

Fonte http://www.saude.ba.gov.br

Na última sexta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Saúde do município Riachão das Neves, na região Oeste do estado, promoveu um café da manhã para celebrar o dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, comemorado no último dia 04 de outubro. Esteve presente no evento a primeira dama do município Célia Maria Medeiros de Castro Lima, a secretária municipal de educação Irlane Santana Costa, a sub secretária Pedrita Maria Santana, o secretário de infraestrutura ,transporte e serviços públicos Clery José, a coordenadora da Atenção Básica Marta Magalhães e todos os agentes de saúde de Riachão das Neves.

O encontro foi uma iniciativa da Secretária Municipal de Saúde juntamente com as enfermeiras das Unidades de Saúde da Família. A comemoração contou também com a presença da secretária de saúde do município Cintia Souza que ratificou a importância destes profissionais para a Atenção Básica. Em seu discurso, a secretária enfatizou que os agentes são o elo mais importante entre a comunidade e a Secretaria de Saúde.

Agente Comunitário de Saúde

Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo) em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. Era uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades.

Hoje, a profissão de agente comunitário de saúde (ACS) é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País. Isso pelo fato de os ACS transitarem por ambos os espaços – governo e comunidade – e intermediarem essa interlocução. O que não é tarefa fácil.

O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.

Jornal Nova Fronteira