Representantes de centros de Umbanda e Candomblé se reúne com a Prefeitura de Barreiras para organizar os festejos do 2 de Fevereiro
  • Compartilhe:

Durante a reunião coordenada pela turismóloga, Ana Rita Cathalá e o subdiretor de turismo, Vinicius Melo, representantes dos centros compartilharam ajustes e opiniões para garantir que a festa ocorra de maneira democrática e organizada

Fonte Dircom

A convite da Secretaria de Cultura e Turismo, nesta quarta-feira, 17, representantes de cinco centros de umbanda e candomblé em Barreiras reuniram-se para planejar os festejos do 2 de Fevereiro, dedicado à reverência das orixás Oxum e Iemanjá. A prefeitura apoia a organização do evento, que terá início com uma alvorada às 6h, seguida por atividades ao longo do dia.

Durante a reunião realizada no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e coordenada pela turismóloga, Ana Rita Cathalá e o subdiretor de turismo, Vinicius Melo, representantes dos centros compartilharam ajustes e opiniões para garantir que a festa ocorra de maneira democrática e organizada. Para o Baba Claudionor, da Casa São Jorge Guerreiro, o 2 de Fevereiro é uma festa que pertence a todos, uma oportunidade de mostrar a identidade única de cada casa e terreiro.

A subsecretária de Cultura, Emília Moreno, enfatizou que a festa será marcada pela união e respeito, com todas as providências sendo tomadas para assegurar que o evento transcorra da melhor forma possível, tornando-se uma celebração de grande religiosidade e participação popular. “Estamos articulando com as demais secretarias toda a parte de limpeza e segurança para assegurar tranquilidade aos participantes desta importante manifestação cultural”, disse.

O ponto alto do evento será às 17h com o tradicional cortejo fluvial às margens do Rio Grande e com a chegada dos barcos levando as imagens das orixás até o Porto do Cais de Barreiras, em frente à Praça Landulpho Alves. Lá os filhos e filhas de santo conduzem os andores até o altar montado na praça e realizam as liturgias e rituais próprios, em reverência. A população participa recebendo banho de água de cheiro e de pipoca, rituais que fazem parte das crenças afro-brasileiras. Às 18h30, uma programação cultural celebra a riqueza cultural e religiosa.

Jornal Nova Fronteira