Projeto de distribuição de livros com protagonistas com deficiência promove inclusão e leitura em Barreiras
  • Compartilhe:

“Colmeia Literária: Coleção Todos Cabem No Nosso Mundo” também conta com workshop para professores e atividades culturais

“Colmeia Literária: Coleção Todos Cabem No Nosso Mundo” também conta com workshop para professores e atividades culturais

Renovarte Produtora Cultural

A inclusão e a promoção da leitura são o foco central de um emocionante projeto que chega na cidade de Barreiras (BA), no dia 20 de novembro. O “Colmeia Literária: Todos Cabem No Nosso Mundo” visa sensibilizar a sociedade para a importância da inclusão de crianças com deficiência.

O projeto terá o marco inicial na Escola Municipal Dr. Abílio Farias, no dia 20, seguindo para as demais escolas do município. Haverá a distribuição de coleções de cinco livros, nos quais os protagonistas são crianças com deficiência. Além disso, será oferecido um livro do professor desenvolvido pela psicopedagoga Débora Corigliano, especialista em educação para crianças com deficiência. Débora afirma: “Quando refletimos sobre esta frase “todos cabem no nosso mundo” com o olhar pedagógico, entendemos que precisamos acolher as diferenças. E elas são muitas: físicas, emocionais, intelectuais e podem ser boas e não tão boas. O importante é que tenhamos esse olhar inclusivo”, finaliza.

Uma parte essencial do projeto é a contação de histórias online durante a entrega das coleções, que serão exibidos em formatos de links, disponíveis para que as escolas trabalhem a temática a qualquer momento, permitindo também que as crianças os leve para casa e compartilhem com seus pais.

O vídeo conta as histórias por meio do teatro de bonecos do Grupo Vira Toco, vencedores do Prêmio Braskem de Teatro Infantojuvenil 2021. Nele, os netos de Sá Binidita, Dandara e Kenderê, abordam a chegada de um novo aluno autista na escola. Sá Binidita, com sabedoria, amor e a mesa do café sempre posta, conversa com eles sobre a importância de respeitar as diferenças e se comunicar com amor.

“Foi com muita alegria que recebemos o convite para participarmos do projeto Colmeia Literária. O Vira Toco é um grupo de teatro do interior baiano que trabalha com temas que abordam a ancestralidade, o meio ambiente, a inclusão e as relações humanas por um prisma poético e acolhedor. Ficamos honrados pela parceria em uma iniciativa tão importante e que traz para sociedade o debate, observação e reflexão de como criar uma comunidade mais inclusiva e diversa, de como tornar as relações cada vez mais generosas”, concluem.

Para a autora dos livros, Denise Monson, usar a linguagem escrita e visual para se comunicar com os pequeninos é uma grata aventura. “Quando resulta em histórias onde qualquer criança pode se ver como protagonista, porque todas estão incluídas, mesmo aquelas que julgamos estarem mais longínquas separadas por barreiras que nós adultos ensejamos, a satisfação é imensa. A coleção foi de uma mira precisa em direção à diversidade. Entendendo que o início de tudo, de um mundo onde todas e todos tem o seu lugar reservado, é a inclusão”, acrescenta.

Além disso, o projeto oferecerá um workshop ministrado pela psicopedagoga Debora Corigliano, também de maneira online para professores, aprofundando a temática das coleções para um melhor desenvolvimento em sala de aula. Essa iniciativa visa capacitar os educadores a lidarem de forma mais eficaz com a inclusão e a diversidade em seus ambientes de ensino.

Jornal Nova Fronteira