Programação Agosto Dourado 2023 no Hospital do Oeste
  • Compartilhe:

Durante esse mês, o Hospital do Oeste está promovendo a realização ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

A Lei 13.435/2017 instituiu o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno, conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Durante esse mês, o Hospital do Oeste está promovendo a realização ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

A Semana Mundial da Amamentação – SMAM, que ocorre no período de 01 à 07 de agosto de 2023 tem como tema: Apoie a amamentação: Faça a diferença para Mães e Pais que trabalham. E com destaque para a implantação do Banco de Leite Humano previsto para iniciar neste mês, a unidade está com diversas ações voltadas para o aleitamento e para o apoio das colaboradoras que estão no período de licença lactação e amamentação após o retorno ao trabalho.

Programação:

03/08/2023

– Apresentação do banco de leite humano para colaboradores e gestantes/puérperas da CGBP, unidades neonatais e imprensa local;

– Decoração dos setores: Banco de leite, UTIN, UCINCo, UCINCa, clínica obstétrica, lactentes da clínica pediátrica e emergência pediátrica;

– Palestras sobre a temática e um coffe-breack no banco de leite para todos os participantes;

– Entrega das rosas douradas confeccionadas pelas puérperas da CGBP e pipoca gourmet a todas pacientes internadas nas unidades envolvidas durante o mês de agosto;

– Entrega de uma carta de boas vindas com informações sobre a amamentação e acolhimento da instituição às colaboradoras que estão retornando ao trabalho no mês de agosto em parceria com o SESMT.

04/08/23

– Dia D da mobilização da amamentação na praça Santa Dulce, envolvendo a equipe multiprofissional para ampla divulgação do tema Agosto Dourado;

– Confecção do mural com fotos de mães e recém-nascidos internados nas unidades neonatais representando a importância da doação do leite materno na vida e recuperação das crianças beneficiadas.

09 e 10/08/23

– Roda de conversa sobre o tema: Mães que trabalham e a importância da amamentação na clínica obstétrica e lactentes da clínica pediátrica.

16 e 17/08/23

– Roda de conversa sobre o tema: Mães que trabalham e a importância da amamentação na clínica obstétrica e lactentes da clínica pediátrica.

O banco de leite está em funcionamento de segunda a sexta-feira com atividades voltadas ao público interno de pacientes e colaboradoras realizando consulta de enfermagem, orientações e acolhimento.

Responsáveis:

Direção geral; liderança de enfermagem; enfermeiros principais Núbia Maia, Patrícia Rodrigues, Rosângela Dantas e Karina Serpa; Serviço de Nutrição e Dietética; Fonoaudiogia; Fisioterapeutas e Assessoria de imprensa.

Jornal Nova Fronteira