Programa educacional da Abapa entrega certificados de capacitação no Oeste da Bahia
  • Compartilhe:

A iniciativa contemplou 30 pessoas, entre homens e mulheres da comunidade, que participaram dos cursos de Compostagem e Segurança Alimentar; Boas Práticas; Cozinha Industrial com Ênfase em Derivados da Mandioca; e Operação e Manutenção de Trator Agrícola

Ascom Abapa

O Programa Educacional Conhecendo o Agro, da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), realizou no último sábado, 04, mais uma entrega de certificados de conclusão de cursos, desta vez, durante o primeiro Seminário Interterritorial do município de Cocos. A iniciativa contemplou 30 pessoas, entre homens e mulheres da comunidade, que participaram dos cursos de Compostagem e Segurança Alimentar; Boas Práticas; Cozinha Industrial com Ênfase em Derivados da Mandioca; e Operação e Manutenção de Trator Agrícola.

Mulheres empreendedoras e produtoras rurais marcaram presença nos três cursos do segmento de alimentos e tiveram a oportunidade de adquirir novas informações para aprimorar suas atividades. “Foi muito bom participar do curso, trouxe um conhecimento que eu não tinha e vou colocar em prática, principalmente sobre os derivados de mandioca. Eu sabia o básico e após as aulas aprendi outras opções de receitas que vou incluir na minha produção e vai ajudar a aumentar a renda da minha família”, destacou a produtora rural, Bruna Oliveira.

No final de outubro, no dia 25, foi a vez da Abapa entregar 30 certificados para estudantes do curso de Informática Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os participantes são alunos da Escola Municipal José Cardoso de Lima de Luís Eduardo Magalhães e durante a capacitação eles tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades que possibilitam o processo de inclusão digital. A capacitação foi uma parceria com o Senai no período de 21 de agosto a 1 de setembro.

“Os alunos realizaram o curso com empenho e dedicação. O resultado foi bastante positivo e eles sentiram-se realizados. Temos alunos idosos que ficaram gratos porque nunca tinham manuseado um computador e os jovens viram uma oportunidade de acrescentar mais uma habilidade ao currículo, já que estão ingressando no mercado de trabalho”, pontuou a diretora escolar, Adriana Moura Toneti.

Premiação – A Abapa realizará no dia 7 de dezembro a solenidade de premiação do concurso Conhecendo o Agro 2023, em que serão reconhecidos os trabalhos inscritos de estudantes e professores do ensino Fundamental I e II e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas dos dez municípios que se destacam na produção agrícola do Oeste da Bahia. A premiação ocorre todo o final do ano letivo, desde o surgimento do programa educacional em 2016, como forma de estimular e reconhecer atividades e propostas em sala de aula que se alinham ao desenvolvimento socioeconômico regional proporcionado pela agricultura sustentável.

Jornal Nova Fronteira