Programa Conhecendo o Agro capacita professores de Baianópolis e Riachão das Neves
  • Compartilhe:

O investimento na qualificação e capacitação de professores que o Conhecendo o Agro é fundamental, pois são eles que irão potencializar o ensino convencional e, com o material didático do programa, levar o ainda mais conhecimento sobre o agronegócio para seus alunos, trazendo o campo para a sala de aula e a sala de aula para o campo

Ascom Abapa

A equipe do Programa Educacional Conhecendo o Agro, da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), participou de duas capacitações técnicas de professores da rede pública de ensino dos municípios baianos de Baianópolis e Riachão das Neves, entre os dias 15 e 16 de junho. O foco dos encontros foi a preparação dos docentes para atuarem em sala de aula e serem os multiplicadores da iniciativa.

“O investimento na qualificação e capacitação de professores que o Conhecendo o Agro é fundamental, pois são eles que irão potencializar o ensino convencional e, com o material didático do programa, levar o ainda mais conhecimento sobre o agronegócio para seus alunos, trazendo o campo para a sala de aula e a sala de aula para o campo”, afirmou o presidente da Abrapa, Luiz Carlos Bergamaschi.

No dia 15 de junho, 30 professores do município de Baianópolis se reuniram, pela primeira vez, com a equipe do Programa para uma capacitação técnica. Antes, porém, os alunos das escolas do município participaram de uma experiência emocionante: visitaram a Bahia Farm Show, considerada uma das maiores feiras brasileiras do agronegócio, realizada no início de junho. Ainda neste mês de junho, uma segunda formação técnica será realizada no município, em data a ser definida, posteriormente.

“A Bahia Farm Show é reconhecida por ser uma feira de tecnologia e inovação. Proporcionar a experiência a esses jovens e permitir que eles tenham contato com o mundo digital e tecnológico do agronegócio foi enriquecedor. Sem dúvidas, eles voltaram para casa com outra perspectiva sobre o setor e com muita informação para compartilhar”, disse Bergamaschi.

No dia 16, foi a vez de 21 docentes de Riachão das Neves participarem do treinamento técnico. Até então, apenas integrantes da educação de jovens e adultos (EJA) haviam integrado do programa educacional da Abrapa. A ideia é que este ano o Programa se estenda aos estudantes do ensino fundamental 1 e 2.

O Programa Educacional Conhecendo o Agro trabalha para aproximar professores e alunos dos municípios do Oeste Baiano do conhecimento sobre o agronegócio local, por meio de dinâmicas e materiais didáticos exclusivos, desde 2019. O objetivo é despertar a consciência da importância do setor para a comunidade onde estão inseridos, em um dos maiores polos de produção de algodão do Brasil. Desde sua criação, cerca de 40 mil alunos e 1,5 mil professores já passaram pela iniciativa e se tornaram agentes de valorização das atividades agroindustriais.

Jornal Nova Fronteira